Pedagogia, perguntado por dhaysimas, 1 ano atrás

Embora se diga que no Brasil não há racismo, as relações de poder envolvidas no fato de brasileiros negros ou seus descendentes, ainda hoje, mais de cem anos depois da abolição, viverem em uma sociedade assimétrica, violenta e desigual - desmentem essa afirmação. Assim, apesar de o racismo, a discriminação e o preconceito praticados no Brasil nem sempre serem explícitos, se tornam visíveis nos dados estatísticos que servem para comprovar a problemática da escolaridade dos negros. (LOPES; FARIAS; RENNER, 2012). Com base nessa afirmação, elabore um texto entre 10 e 15 linhas refletindo sobre a origem do racismo e da discriminação praticados hoje no Brasil contra negros, indígenas, ciganos, homossexuais e tantos outros. Procure enfatizar o fato de que essas questões constituem a base de uma estrutura profundamente desigual.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
14

Olá!

O racismo existente no Brasil é um fruto de um processo socio-histórico, decorrente da escravidão que existia no Brasil Colonial, em que surge o desenvolvimento das camadas marginalizadas associadas ao preconceito e à discriminação.

Dessa forma, criou-se esta mentalidade que impera até os dias atuais, muitas vezes sob formas disfarçadas explicitadas em comportamentos duvidosos de individuos sobre pessoas que apresentam a cor da pele, ou o cabelo diferente, o que em suma, representam diferenças superficiais, e ainda contribuem para a diversidade.

Perguntas interessantes