Pedagogia, perguntado por Vitoremanuels0908, 6 meses atrás

Embora promissor, o cenário de possibilidades oferecidas pelos recursos tecnológicos digitais atuais parece não evocar as transformações possíveis junto ao campo das práticas pedagógicas e de ensino. Embora muito conhecida nas artes, a figura do curador surge com impacto atualmente na educação, ainda mais diante da variedade de conteúdos que o aluno pode ter acesso de forma rápida com seus dispositivos digitais; assim, a ideia de um ensino que se apresenta como fonte primeira de muitos conteúdos perde sentido e seu estabelecimento se torna anacrônico. A informação e as fontes, disponíveis a todos, podem ser acessadas e compartilhadas. Assim, surge o professor-curador, o qual mantém muitos de seus papéis históricos, mas tendo como uma de suas principais marcas em torno desse olhar para sua prática que


a.
assim como o curador de arte, o professor-curador não revela seus métodos, não ensina sua técnica, apresentando somente o resultado de seu processo como aquilo que orientará os encontros escolares.

b.
é preciso escolher entre o professor-curador, o qual só serve para o contextos EAD, e o professor-mediador, o qual está presente em todos os contextos, mas não funciona no ambiente digital, por esse ser sincrônico.

c.
a curadoria resgata a imagem do professor, dando a ele algum sentido, indo para além dos mecanismos de busca, atribuindo-lhe a total autoridade sobre a validade do conhecimento distribuído.

d.
para a prática da curadoria, é imprescindível o reconhecimento da aprendizagem como função da socialização, uma prática social em essência. Assim, o professor-curador tem a curadoria como inspiradora de uma proposta de prática pedagógica orientada para a socialização das aprendizagens.

e.
embora válida para a área das artes, a curadoria em si não faz sentido para o ensino de leitura e escrita, tendo em vista que o cânone em torno do que deve ser lido vem estabelecido pelas diretrizes curriculares.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
9

A alternativa D é a que melhor se refere a proposta do professor-curador em sala de aula, dialogando com as aprendizagens e as diferentes formas de construção das ideias.

Por isso, o educador terá a capacidade de desenvolver e melhorar sua prática didática, e aumentará seu conhecimento como professor, valendo levar em consideração o desenvolvimento pessoal do mesmo além das experiências desenvolvidas no processo de estudo.

Por fim, através de um processo formativo que o educador é capaz de expor seu saber, orientando a prática tendo com base na teoria.

Perguntas interessantes