Embora o Tecnólogo em Agronegócios interaja com o meio rural e seus atores, não lhe é permitido fazer recomendações de fertilizantes químicos para as culturas. Contudo, conhecer os processos de nutrição das culturas pode lhe ser útil para orientar os produtores quanto a aquisição dos insumos. Para o caso da soja, normalmente a aquisição de fertilizantes deve analisar aos macro e micronutrientes, a excessão do Nitrogênio. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A cultura da soja não demanda nitrogênio em seu metabolismo, por isso, não há necessidade em se adquirir adubos nitrogenados.
Alternativa 2:
A soja obtém seu nitrogênio diretamente da água, não necessitando de inserções de adubos nitrogenados via solo.
Alternativa 3:
A soja depende de fungos simbióticos para que o nitrogênio possa ser extraído do ar e inserido em seu metabolismo, por isso, não demanda nitrogênio de fontes externas.
Alternativa 4:
A soja possui uma interação simbiótica com bactérias fixadoras de nitrogênio. Por conta disso, não há a necessidade de se inserir este elemento de fontes externas, como adubos.
Alternativa 5:
Os solos brasileiros são muito ricos em nitrogênio, de modo que a soja (e nem outras plantas) dependem da aplicação de algum fertilizante nitrogenado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Alternativa 4:
A soja possui uma interação simbiótica com bactérias fixadoras de nitrogênio. Por conta disso, não há a necessidade de se inserir este elemento de fontes externas, como adubos.
Explicação: pagina 139 do livro (Ademais, como qualquer outra cultura, a da soja demanda os macro e micronutrientes do solo de modo equilibrado para atingir as maiores produtividades.
Contudo, devido à propriedade da soja estabelecer a simbiose com as bacté-
rias fxadoras de nitrogênio, a necessidade de inserir fertilizantes nitrogenados
se torna nula. Assim, a nutrição da cultura da soja segue as seguintes demandas (Quadro 4)
Perguntas interessantes