Direito, perguntado por anacarolinebiomed, 6 meses atrás

Embora não exista um consenso sobre o momento do surgimento da Criminologia, existem diferentes critérios que buscam situá-la em uma linha do tempo. Dessa forma, no âmbito científico, a Criminologia é dividida em Escolas Criminológicas: Escola Clássica, Escola Positiva ou Positivista e Escola Sociológica.
Imagine que você vive no século XIX e, lendo um jornal, depara-se com um texto que apresenta a descrição completa de um suspeito de ser autor de um crime de estupro seguido de morte.

"Procura-se suspeito de crime de estupro seguido de morte de uma moça de 19 anos: Homem branco, tatuado nas costas, 1m70cm de altura, orelhas de abano, nariz adunco, queixo protuberante, maxilar largo, maçãs do rosto proeminentes, barba rala, cabelos revoltos, caninos bem desenvolvidos, cabelos e olhos escuros, aparência visual desagradável."

Com base nas características do texto descritivo acima e no material de estudo desta Unidade de Aprendizagem, indique e explique em qual Escola Criminológica ele se encaixa.

Soluções para a tarefa

Respondido por lannecarneiro
2

Resposta:  Escola Positivista, considerando a preocupação em caracterizar o suspeito.

Lombroso (1835-1909) não afastou os fatores exógenos da gênese criminal, entendendo que eles eram apenas aspectos motivadores dos fatores endógenos. Assim, o clima, a vida social, etc. poderiam desencadear a propulsão interna para o delito, pois o criminoso nasce criminoso (determinismo biológico)

Ferri, analisava o crime e o criminoso. Nesse diapasão, fatores como características físicas, o clima, idade, raça e etc. influenciava atos criminosos.

Respondido por kelly29ramos
2

Resposta:

O texto descritivo apresentado se encaixa na Escola Italiana ou Positivista, que tinha como principal expoente ​​​​​​​Cesare Lombroso (1835-1909), considerado o pai da Criminologia moderna. O texto apresenta elementos dessa Escola Criminológica, uma vez que ela é adepta da fisionomia e propôs um extenso estudo das características físicas de loucos, criminosos, pr0stitutas e “pessoas normais”.

Perguntas interessantes