Embora fossem ricos, esses comerciantes não tinham poder político, pois Recife era controlada pela Câmara Municipal de Olinda, liderada pelos senhores de engenho locais [...] BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania : 8º ano: ensino fundamental: anos finais / Alfredo Boulos Júnior. – 4. ed – São Paulo: FTD, 2018.p. 71. 2. O trecho lido, bem como, recordando-se dos conteúdos da aula, pode-se afirmar que tal texto refere-se a *
Soluções para a tarefa
Resposta:
2. O trecho lido, bem como, recordando-se dos conteúdos da aula, pode-se afirmar que tal texto refere-se a
a) Revolta de Beckman
b) Revolta dos Engenhos
c) Guerra dos Emboabas
d) Guerra dos Mascates
Se você estiver fazendo esta atividade então a resposta é a letra D)
Explicação:
Fiz no classroom e acertei, pode confiar.
Resposta:
D) Guerra dos Mascates.
Explicação:
A partir de 1654, a expulsão definitiva dos holandeses de Pernambuco provocou uma grande mudança no cenário econômico daquela região. Os grandes produtores de açúcar que anteriormente usufruíram dos investimentos holandeses, agora viviam uma crise decorrente da baixa do açúcar no mercado internacional e a concorrência do açúcar produzido nas Antilhas. Contudo, esses senhores de engenho ainda possuíam o controle do cenário político local por meio do poder exercido na câmara municipal de Olinda.
Em contrapartida, Recife – região vizinha e politicamente subordinada à Olinda – era considerado o principal polo de desenvolvimento econômico de Pernambuco. O comércio da cidade trazia grandes lucros aos portugueses, que controlavam a atividade comercial da região. Essa posição favorável tinha como motivação as diversas melhorias empreendidas na cidade com a colonização holandesa, que havia transformado a cidade em seu principal centro administrativo.