Embora em momentos distintos e muito distantes entre si na linha do tempo, os textos aproximam-se, pois o em sua temática apresentam, principalmente: 1 ponto inutilia truncat, na busca de um local tranquilo e sereno onde fujam do caos. Carpe diem, com o aproveitamento dos bons momentos irrepetíveis da vida que se esvai. Fugere urbem, a fuga urbana para a temática bucólica, campestre ou pastoril. Tempus fugit, o sentido de urgência em aproveitar o tempo que se esgota no memento mori
Soluções para a tarefa
A temática principal dos textos é fugere urbem, a fuga urbana para a temática bucólica, campestre ou pastoril.
Arcadismo
Ao analisar o século XVIII, percebem-se muitas transformações nos campos cultural, politico e social. Compreender tais transformações é essencial para entender o Arcadismo, movimento no qual se buscava valorizar a vida simples, além de estimular e enaltecer a comunhão com a natureza.
Quais seriam, então, as principais características árcades? Comecemos pela retomada da estética clássica do século XVI. Os poetas árcades buscavam inspiração nos modelos greco-romanos, além de constantemente fazerem referência à mitologia clássica. Dessa forma, defendiam o abandono do rebuscamento característico do período Barroco, a fim de alcançar a simplicidade e a leveza poéticas.
Como entendiam que a vida em contato com a natureza deveria prevalecer, assumiram uma poética bucólica, pastoril. Além disso, alguns lemas advindos do latim se faziam muito presentes nos textos árcades. São eles:
- Carpe diem (aproveite o dia);
- Inutilia truncat (corte o superficial);
- Locus amoenus (lugar ameno, agradável);
- Aurea mediocritas (equilíbrio das riquezas);
- Fugere urbem (fuja da cidade).
Mais sobre Arcadismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/4174954
#SPJ4