Embora, em extensão, as redes hidroviária e ferroviária do Brasil se assemelhem em tamanho (cerca de 30 mil quilômetros cada uma), entretanto seus desempenhos na repartição das cargas transportadas pelo país, têm apresentado maior discrepância, com as ferrovias obtendo 25% do total de toneladas transportadas, e as hidrovias, 17%. A melhor explicação para isso é que: A privatização do setor ferroviário produziu resultados mais eficientes, em termos de gestão, do que o setor hidroviário, o qual permaneceu estatal e, emperrado por entraves burocráticos, tem atraído poucos clientes. A eficiência do modal ferroviário é maior, pois tem maior escala, o que garante aos produtos um preço menor por toneladas transportada. A maior parte do modal ferroviário se deve, basicamente, a um único produto: o minério de ferro extraído da Serra dos Carajás, no Pará, e do Quadrilátero Ferrífero do centro de Minas Gerais. O modal hidroviário ainda não se expandiu no Brasil, por não haver conexão, por canais ou eclusas, entre as bacias Amazônica e do Planalto Central, a despeito de implicar a melhor relação custo/ benefício. A rede hidroviária é utilizada exclusivamente na região Amazônica, afastada dos grandes centros, sendo que o modal ferroviário é mais denso no Sudeste, onde o volume de cargas transportadas é bem superior.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Resposta: A maior parte do modal ferroviária se deve, basicamente, a um único produto: o minério de ferro extraído da Serra dos Carajás, no Pará,e do Quadrilátero Ferroviário do centro de Minas Gerais
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
A maior parte do modal ferroviário se deve, basicamente, a um único produto: o minério de ferro extraído da Serra dos Carajás, no Pará, e do Quadrilátero Ferrífero do centro de Minas Gerais.
Explicação:
Gabarito Estácio.
Perguntas interessantes