Embora “bonsai” seja uma palavra de origem japonesa, o cultivo de miniárvores em bandejas tem origem, por volta do ano 700 a.C., no Império Chinês. Seu cultivo é delicado e exige muitos cuidados. O excesso contínuo de água, por exemplo, pode provocar uma das formas de seca fisiológica, na qual as células absorventes das raízes não conseguem mais absorver água para o vegetal. Isso ocorre porque é provocado (a)
(A)
uma condição iônica de hipotonicidade, mantendo um equilíbrio entre as soluções nos meios intra e extracelular.
(B)
o intumescimento do meio interno, não permitindo mais absorção de água, em função da manutenção do meio externo em condição de hipotonicidade.
(C)
uma condição de hipertonicidade, mantendo um equilíbrio entre os meios intra e extracelular.
(D)
o fenômeno da plasmólise, uma vez que o meio externo terá uma condição de hipertonicidade constante.
(E)
uma condição de isotonicidade em relação ao meio extracelular.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A alternativa que melhor explica o motivo de ocorrer a seca fisiológica é:
(B) o intumescimento do meio interno, não permitindo mais absorção de água, em função da manutenção do meio externo em condição de hipotonicidade.
Quando é ofertado mais água do que o bonsai necessita, ele irá absorver água do meio, e nesse processo ocorrerá um desequilíbrios iônico, fazendo com que a planta sofra plasmolise, já que o meio externo estará em HIPOTONICIDADE constante.
Esse mesmo fenômeno ocorre em células animais, como as células do sangue, se uma célula é mergulhada em meio rico em água, a célula irá inchar e perder densidade iônica, até romper.
Espero ter ajudado!
nicoleroddrigues:
está errado pois, o vegetal estaria ainda absorvendo água em suas células da raiz, portanto não estaria em processo de seca fisiológica. A certa seria D porque é o que caracteriza, nesta questão, o processo de seca fisiológica, ou seja, o constante excesso de água manteria o solo sempre hipertônico pela constante dissolução de sais minerais, fazendo com que a raiz perca água, mantendo-se hipotônica em relação ao solo, não tendo, portanto, condições de absorção, ocasionando a seca fisiológica
Perguntas interessantes