Embora a Orientação Profissional estivesse presente em Departamentos de Psicologia Social quando foi definido o currículo mínimo do curso de Psicologia em 1962, somente na década de 90 identificamos trabalhos que abordam a Orientação Profissional a partir de referenciais da Psicologia Social. O paradigma ecológico desenvolvido por Jorge Sarriera e a abordagem sócio-histórica proposta por Sílvio Bock e Ana Bock, configuram uma modalidade de Orientação Profissional baseada na Psicologia Social. Esperamos que a pesquisa que estamos desenvolvendo venha se somar a esses trabalhos configurando uma nova perspectiva em Orientação Profissional. Esse panorama também nos permitiu identificar que a proposta de Orientação Profissional em grupo surgiu, inicialmente, associada à necessidade de atender a um maior número de pessoas.
Dado o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A Orientação Profissional acabou se consolidando enquanto ferramenta acessível às classes econômicas mais privilegiadas, diferentemente da população em situação econômica menos favorecida.
PORQUE
II. Decidir sobre os rumos profissionais não é necessariamente um processo autônomo, pois a própria realidade social faz com que alguns sujeitos sejam incluídos nessa “escolha”, enquanto outros, não.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta da questão é a letra E:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
De fato, a possibilidade da Orientação Profissional, quando ela surgiu, foi uma ferramenta acessível em sua maior parte às classes econômicas mais privilegiadas, diferentemente da população em situação econômica menos favorecida.
A decisão quanto aos rumos profissionais nem sempre é um processo autônomo, pois, como afirma a segunda asserção, alguns indivíduos encontram-se inseridos nessa escolha e identificam-se com ela; enquanto outros, não.
Contudo, a segunda afirmativa não justifica a primeira, apenas a complementa, pois ambas não falam do mesmo tema.
Espero ter ajudado!
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I