História, perguntado por thaysleandro24, 1 ano atrás

embora a libertação dos escravos tenha sido um avanço para o Brasil no diz respeito aos direitos humanos, isso deixou aspectos nada negativos para os negros conforme ilustra o texto? justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
887

Olá!


A libertação dos escravos em termos jurídicos, garantida pela abolição assinada em 1888, apenas retirou destes o caráter objetificado. Não auxiliou, todavia, na construção de uma vida para estes escravos sem propriedade, sem bens e sem oportunidades de emprego - pois muitos dos industriais e fazendeiros passaram a importar trabalhadores assalariados da Europa, o que revela um tanto mais do caráter racista do período.

As diferenças sociais entre brancos e negros reside, em parte, nesse ponto, portanto: os negros foram simplesmente abandonados pelo Estado.


abraços!

Respondido por eduardospagnolo
5

A libertação dos escravos deixou aspectos negativos para os povos negros no Brasil, pois a criminalização da escravatura não teve nenhum projeto de inserção social desses povos na economia e na sociedade brasileira.

Libertação dos Escravos

A criminalização da escravatura no Brasil, foi feita através de muita luta de abolicionistas negros no país, até que em 1888 foi feita a Lei Áurea que proibiu a escravatura no Brasil.

Porém, essa lei não previa nenhuma inserção do negro no mercado de trabalho brasileiro, muito menos alguma indenização pela condição que foram expostos. Aconteceu justamente o contrário, onde vários donos de escravos exigiam indenizações por conta dessa lei pela perda da mão de obra que sustentava sua economia.

A Lei Áurea, devido sua falta de estrutura, fez com que acontecesse a marginalização do povo negro no Brasil, onde começaram a criar leis que resultaria na prisão em massa dos povos negros, como a criminalização de sua cultura.

Saiba mais sobre "Libertação dos Escravos" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/33697651

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes