Embora a definição de preços e métodos de pagamento seja a consideração fundamental, é imperativo ter em mente que a flutuação da taxa de câmbio é uma das ameaças mais desafiadoras que uma empresa em processo de internacionalização pode enfrentar. Assim, o monitoramento das taxas de câmbio deve ser uma parte central da estratégia para todos os negócios internacionais. Portanto, a volatilidade econômica global pode tornar a previsão de lucros difícil.
Considerando essas constatações, selecione a alternativa que corretamente sinaliza para as ameaças do processo de internacionalização.
A.
Quando as taxas de câmbio flutuam demais, tais flutuações afetam seriamente o cálculo de equilíbrio entre as despesas e as receitas das empresas.
B.
As taxas de câmbio são problemas políticos dos mercados locais; logo, oferecem baixo risco às empresas.
C.
Processos de internacionalização oferecem normalmente taxas de câmbio fixas e baixo nível de flutuação.
D.
As ameaças do processo de internacionalização são patentes quando os mercados oferecem taxas fixas de câmbio.
E.
A principal ameaça relacionada que a taxa de câmbio pode representar é estritamente a do aumento dos custos com a mão de obra.
Soluções para a tarefa
Resposta: C - Processos de internacionalização oferecem normalmente taxas de câmbio fixas e baixo nível de flutuação.
Explicação:
Resposta:
A.
Quando as taxas de câmbio flutuam demais, tais flutuações afetam seriamente o cálculo de equilíbrio entre as despesas e as receitas das empresas.
Explicação:
Uma das principais ameaças que a taxa de câmbio pode trazer ao processo de internacionalização consiste no aumento da dificuldade, ou mesmo na impossibilidade, de uma empresa poder calcular com precisão o equilíbrio entre suas despesas e receitas. Isso pode ocorrer por conta de flutuações constantes e imprevisíveis nessa taxa. Está errado propor que uma taxa de câmbio fixa apresentaria uma ameaça para as empresas em processos de internacionalização, uma vez que o contrário é o verdadeiro. Além disso, não é correto sugerir que as taxas de câmbio não seriam também problemas das empresas em mercados internacionais, pois estariam circunscritas ao cenário político. As taxas de câmbio têm poder de repercutir em ambas essas esferas. Nessa mesma perspectiva, sugerir que as flutuações nas taxas de câmbio ofereceriam riscos apenas por estarem relacionadas com os custos da mão de obra não é correto, porque, como visto antes, elas se relacionam com diversos âmbitos das sociedades e das organizações.