História, perguntado por marysilvacruz790, 4 meses atrás

Embarcação características uso
Caravela
Nau e fragata

Soluções para a tarefa

Respondido por 99victor99
1

Resposta:

Caravela

A embarcação utilizada em explorações marítimas é um navio de coberta com dois, três ou quatro mastros com velas de bastardo. Posteriormente as de quatro mastros passaram a envergar pano redondo no traquete, ficando conhecidas como caravelas redondas. Tinham cesto de gávea do mastro de vante e acastelamento na popa.

O seu porte era em torno de 50 toneladas, entretanto, as caravelas redondas alcançavam 200 toneladas. As maiores caravelas da frota de Cabral mediam 22 metros de roda a roda, 8 metros de boca e calavam entre 2 e 3m

Fragata

O termo fragata é originário do mediterrâneo, onde já designava no século XVII uma embarcação de palamenta (total de remos) com seis bancadas, mais de 10 metros de comprimento e dois mastros envergando velas latinas. Era empregada em transporte e operações de salvamento.No presente trabalho, fragata é um navio redondo  de três mastros e gurupés, com aparelho de galera, de dimensões e armamento inferiores à nau, somando de trinta a sessenta peças de artilharia, com no máximo duas baterias, sendo uma no convés.

No começo do século XIX uma fragata típica armava 38 canhões de 18 libras, media 46 metros de comprimento, e 12 metros de boca. Possuía tombadilho que se estendia um pouco por ante a vante do mastro grande e um castelo de 15 metros. O convés alojava 15 bocas-de-fogo, o tombadilho sete e o castelo quatro. A guarnição era de 280 homens.

Nau

Navio de guerra, a vela, que substituiu a galé e cujo desenho evoluiu para o galeão. De porte relativamente grande, até fins do século XV, com acastelamentos à proa e popa, possuía, na maioria das vezes, um só mastro com pano redondo. A relação boca/comprimento era de 1/3. Em função do número de canhões a nau era dividida em três classes: primeira classe (mais de 100 peças), segunda classe (entre 90 e 100 peças) e terceira classe (entre 60 e 80 peças).

Destinavam-se a proteger o comércio marítimo e a fazer guerra no mar. Navio à vela desenvolvido no século XVI. Variava de tamanho entre 300 à 600 toneladas. Era utilizado como transporte, tendo pouca ou nenhuma peça de artilharia. Adicionando armamento, podia ser classificado como Galeão.

Explicação:

Perguntas interessantes