Em virtude de ser uma grande potência econômica e militar, os Estados Unidos tem grande poder de decisões nas questões políticas atuais e exercem forte influência sobre instituições internacionais, como a ONU(Organização das Nações Unidas) e a Otan(Organização do Tratado do Atlântico Norte), até mesmo agindo contrariamente a elas, algumas vezes. Sobre esse tema, cite um exemplo de intervenção feita pelo país sem o aval da ONU.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A guerra no iraque em 2003 foi uma intervenção militar americana no iraque com o apoio do reino unido sem aval da onu.
Iraque, 2003
Em março de 2003, Washington, Londres e Madri planejavam propor uma resolução na ONU para validar a guerra no Iraque, acusado pelos americanos de possuir armas de destruição em massa. O projeto de lei foi retirado antes da votação por falta de consenso. França, Rússia e Alemanha rejeitaram categoricamente uma operação.
Depois de um ultimato a Saddam Hussein, o governo dos Estados Unidos decidiu agir sem mandato da ONU. Em 20 de março declarou guerra, com ataques aéreos sobre Bagdá que permitiram a entrada das forças americanas e britânicas pelo sul do país.
A operação "Liberdade duradoura" levou à derrubada de Saddam Hussein, julgado por um tribunal iraquiano e executado no final de 2006.
Em maio de 2003, as forças da coalizão eram compostas de 150.000 americanos e 23.000 outros soldados de quarenta países.
Em 16 de outubro de 2003, a ONU adotou a resolução 1.511, que 'autoriza uma força multinacional', preservando o controle quase absoluto de Washington sobre o Iraque. As últimas tropas americanas se retiraram do país em dezembro de 2011