ENEM, perguntado por Ccatarinareis1164, 10 meses atrás

Em Viagens na minha terra (1846), Almeida Garret narra sua viagem de Lisboa a Santarém, cruzando o Rio Tejo. Em meio à narrativa, ele conta a trágica his- tória do casal de primos Carlos e Joaninha, que vivia em condições muito simples com a avó. Na história, há também Frei Dinis, figura austera que afirmava muito dever àquela família, principalmente a Carlos. Leia um diálogo áspero, ocorrido momentos antes do desfecho, entre Frei Dinis e a avó. – Dinis!... Padre!... Padre Frei Dinis, que horrorosas palavras saem da sua boca!... Meu neto, o meu Carlos não é capaz... ó meu Deus!... − Seu neto detesta-me... e tem... tem razão. − Não sabe a verdade ele... Carlos está enganado, cuida... não sabe senão meia verdade: e eu, eu hei de − custe o que me custar − eu hei de... − Há de o quê? − Hei de desenganá-lo, hei de lhe dizer a verdade toda. Hei d

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
2

A obra apresentada acima é de Almeida Garret, intitulada “Viagens na minha terra”. Compreende uma obra romântica, e apesar disso, trata-se de uma obra que ganhou grande destaque em decorrência de sua estrutura e linguagem inovadoras.

A obra tem como contexto a apresentação da degradação e decadência do império português, por intermédio de eixos narrativos bem definidos, com grandes digressões além de intertextualidade.

Perguntas interessantes