Em vários capítulos de Memórias sentimentais de João Miramar, Oswald de Andrade apresenta a paisagem
urbana e caótica bem como a diversidade da população:
“Higienópolis fervilhou iluminações passos no jardim idas à rua de crianças com jogos.
O irmão de José Chelinini interveio esgalgo almofadinha impávido com sobriquete de
Periquito e furtados cigarros. Back batuta de campeonatos sapecava shoots no muro longe do quintal,
tratando de canjas a mim e ao conde, interventores estabanados.
Os pais vieram si sinhore lembrando nos olhos praias satisfeitas de golfos humildes de Itália.
E gaffes jantaram vinhos finos.”
ANDRADE. Oswald de. Memórias sentimentais de João Miramar.
Com base no comentário acima, explique o espaço urbano em que se desenrola este fragmento da narrativa e identifique, nos estrangeirismos acima, três influências culturais que se mesclaram à cultura brasileira no início do século XX.
Soluções para a tarefa
Resposta: A) O trecho acima faz referência à cidade de São Paulo, seu desenvolvimento urbano acelerado, como indica a metáfora fervilhou iluminações. Há uma referência ao bairro de Higienópolis que se vê diante da explosão populacional, ou de um crescimento urbano desorganizado, próprio das megacidades, impulsionado, principalmente, pela chegada de centenas de imigrantes vindos de várias regiões da Europa.
B) Podem ser identificadas, no mínimo, três influências culturais presentes nos estrangeirismos: em back e shoots, vemos a presença da cultura inglesa que, no início do século XX, trouxe o futebol para o país. Por outro lado, si sinhore, refere- se à presença de italianos em São Paulo, imigrantes que, vindos para a lavoura, também se fixaram na cidade para o trabalho na indústria, por salários baixos, formando bairros que hoje são famosos pela presença dessa cultura, como o Bexiga. Já em gaffes, fica nítida a influência da cultura francesa na tentativa de imitação dessa classe social em ascensão.
Explicação: Espero ter ajudado!