em
var
8. Em termos bem gerais, como é a estrutura de
um vírus?
9. Os vírus são considerados parasitas do interior
das células. Explique por quê.
10. Qual é a diferença entre um antibiótico e uma
vacina?
m
11. Para combater uma pneumonia bacteriana,
um médico prescreverá ao paciente um anti-
biótico ou uma vacina? Por quê?
12. O que significa dizer que um indivíduo está
imunizado contra o sarampo? Em que situa-
ções pode ocorrer tal imunização?
er
Soluções para a tarefa
Resposta:
(8) Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico.
(9) Os vírus, parasitas intracelulares obrigatórios, não possuem metabolismo próprio e não são formados por células. Os vírus, organismos que apresentam diâmetro entre 15 e 300 nm, são denominados de parasitas intracelulares obrigatórios, pois apenas se reproduzem no interior de células.
(10) Os antibióticos servem apenas para o combate às bactérias, enquanto as vacinas são eficazes também contra os vírus. Eles também não previnem, só curam.
(11) A pneumonia é causada por bactérias, então para combatê-la ele prescreverá antibióticos. Vacinas não funcionam pois são preventivas, e nesse caso o paciente já está doente.
(12) Dizer que um indivíduo está imunizado significa que esse indivíduo possui anticorpos contra o sarampo. A imunização pode ser através de vacinas (antígenos inativos) ou através do contato, onde um indivíduo adquire a doença e passa a ter anticorpos contra o agente invasor.
Explicação: