Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o carater liso.Numa experiencia de polinização cruzada,foi?obtido o seguinte resultado:89 denteadas e 29 lisas. A provavel formula genetica dos cruzamentos é:
a)Ddxdd
b)DDxdd
c)DDXDd
d)DDXDD
Soluções para a tarefa
Olá!
Antes de qualquer cálculo, é preciso ter em mente quais as porcentagens esperadas para cada tipo de cruzamento:
DD x DD = 100% DD
dd x dd = 100% dd
DD x dd = 100% Dd
Dd x Dd = 25% DD, 50% Dd e 25% dd
DD x Dd = 50% DD e 50% Dd
Dd x dd = 50% Dd e 50% dd
Como o caráter denteado é dominante sobre o liso, folhas denteadas podem apresentar o genótipo DD ou Dd, e folhas lisas serão sempre dd.
De 118 indivíduos, sabemos que 89 (denteada) representam aproximadamente 75% do total e 29 (lisa) representam aproximadamente 25% do total.
A provável fórmula genética dos cruzamentos deveria ser Dd x Dd
Analisando as alternativas dadas, temos que:
a)Ddxdd = 50% Dd e 50% dd
b)DDxdd = 100% Dd
c)DDXDd = 50% DD e 50% Dd
d)DDXDD = 100% DD
Sendo assim, nenhuma das alternativas expressa a provável fórmula genética do cruzamento.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Explicação:
1) Para resolvermos este problema, consideramos que o total é de 118 urtigas, considerando que o caráter denteado das folhas domina o caráter liso e sendo assim que os resultados mostram que tiveram 29 urtigas com folhas lisas, então podemos descartar rapidamente a letra e, já que nesta letra é impossível termos o caso de urtigas com folhas lisas. Agora o restante das letras é testado com base em tentativas, vamos por partes:
A letra a, diz que foi cruzada uma urtiga de folha denteada heterozigota com uma urtiga de folha lisa homozigota, então teríamos:
Dd x d e como resultado: Dd, dd 50% para cada característica, portanto esta letra está incorreta.
A letra b, diz que foi cruzada uma urtiga de folha denteada homozigota e uma urtiga de folha lisa homozigota, então teríamos:
D x d e como o resultado do cruzamento é apenas Dd, portanto a letra está incorreta, já que todas as urtigas teriam folhas denteadas.
A letra c, diz que foram cruzadas ambas as urtigas de folhas denteadas heterozigotas, então teríamos:
Dd x Dd e como resultados do cruzamento teriam:
DD, Dd, Dd, dd, fazendo as contas 75% das urtigas teriam folhas denteadas e 25% folhas lisas.
Fazendo as contas, 118 urtigas vezes 75% -- teríamos 88,5 urtigas de folha denteada, considerando que não existe meia urtiga com folha denteada e lisa, poderíamos arredondar para 89 urtigas de folhas denteadas e 29 de folhas lisas.