Sociologia, perguntado por rafagnini, 1 ano atrás

Em uma visão científica dos fenômenos sociais, é comum a utilização da "crítica" como uma categoria que denota o "questionar" a própria realidade. Por isso, é comum o emprego de análises críticas no âmbito da ciência. Neste sentido, em quais das alternativas, o conteúdo filosófico e científico desse termo é melhor compreendido?

Alternativas:

a)

"A crítica só é construtiva quando aparece acompanhada de um saber comum. Pois, o senso comum é o próprio saber elaborado e por esse motivo não pode ser questionado. A razão de ser da ciência é absolutamente moral e não pode com seus instrumentos de análise ser instrumentalizada pela crítica. "
b)

"A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isso, ali onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas e, em certos casos, afastadas".
c)

"Todo conhecimento científico é amoral. O saber absoluto como ilustra Hegel, é um saber fabricado e por esse motivo a crítica também deve ser fabricada pela ciência. O pensamento científico nunca pode alcançar a verdade pela crítica, pois, se assim o fizer, deixa de ser reconhecido pelo método de análise. "
d)

"A ciência é em sua essência, senso comum. Por esse motivo o uso da crítica é uma espécie de arma contra a ignorância da própria ciência, que não pode questionar a realidade e nem mesmo os fenômenos sociais. A única maneira de se fazer ciência é pelo caminho da sociologia e do pensamento comum longe da história. "
e)

"Não é a consciência dos homens quem determina o pensamento crítico, é o contrário. Apenas o pensamento crítico molda o homem enquanto gênero humano e sem a ciência a humanidade deixaria de existir. O conhecimento científico e a crítica, são fatores secundários ao senso comum de todos os seres sociais. "

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
13

Ola!

A alternativa B está correta.

Partindo deste ponto, notamos a importância do pensar cientificamente como uma forma de introduzir o indivíduo em questões práticas sobre o espaço que ele vive.

Além disso, a ciência está em constante evolução, assim como a sociedade e todos aqueles inseridos nela, sendo papel do pesquisador dialogar com esse dinamismo entendendo o mundo ao seu redor buscando solucionar as problemáticas existentes.


Até mais!

Perguntas interessantes