em uma urna há 16 bolas idênticas,mas de cores diferentes4 vermelhas,4 azuis,4 veres e 4 amarelas. Sorteando-se duas bolas sucessivamente e sem reposição,determine a probabilidade de a segunda bola sorteada ser amarela,sabendo que a primeira bola foi azul.
Soluções para a tarefa
.
.
✍
❄☃ ☘☀
.
☺lá, Lucivanda, como tens passado nestes tempos de quarentena⁉ E os estudos à distância, como vão⁉ Espero que bem❗ Acompanhe a resolução abaixo. ✌
.
☔ Temos que a probabilidade de um evento particular ocorrer é dada pela razão entre o número de eventos desejados pelo número total de eventos possíveis.
.
.
☔ Com os termos do enunciado, não nos preocuparemos com uma combinação da probabilidade da conjunção dos eventos (primeiro uma azul e depois uma amarela) mas sim somente com a probabilidade do segundo evento ocorrer. Nosso total de bolas, para o segundo evento, é de 15 bolas idênticas (uma azul já foi retirada no primeiro sorteio), ou seja, nosso total de eventos possíveis é de 15. Sabemos também que a quantidade de eventos desejados é 4, pois são 4 bolas amarelas. Portanto temos que
.
➡
.
✅
.
.
.
.
☁
☕
() ☄
✍
❄☃ ☘☀
.
.
.
.
Ao escolher uma resposta como a melhor resposta (ícone coroa ♕) você recupera 25% dos pontos ofertados de volta ($.$) e também ajuda outros usuários a economizarem tempo ⌛ indo direto para a resposta que você acha mais os ajudará ☺✌.