Em uma solução quando o soluto não se dissolve por completo, pode ter interferência da temperatura do solvente, o que faz o solvente dissolver melhor o soluto em temperaturas mais altas e não dissolver tão bem em temperaturas mais baixas? Explique.
Soluções para a tarefa
Vamos analisar a dissolução de um soluto sólido em um solvente líquido. A dissolução ocorre com a quebra do retículo cristalino do sólido. Isso requer energia.
Podemos dizer que o mecanismo de dissolução ocorre em duas etapas que possuem suas respectivas energias:
1) Quebra do retículo cristalino (energia reticular = ∆Hret )
2) Inserção de partículas do soluto em cavidades formadas pelas separação de moléculas do solvente, ou seja, solvatação ou hidratação (energia de
hidratação = ∆Hhid )
Desta forma, temos:
Calor de solução ou Variação de Entalpia de solução
∆Hsol = Hsolução – (Hsoluto + Hsolvente)
Dessa maneira podemos ver que o aumento da temperatura aumenta a solubilidade de processos endotérmicos, mas atrapalha processos exotérmicos.
No caso de soluções líquidas que contenham gases dissolvidos, por exemplo, o aumento da temperatura irá diminuir a solubilidade do gás em solução.
O aumento da temperatura, entretanto, fornece mais energia para que as reações endotérmicas possam se processar, o que aumenta a velocidade deste tipo de reação.