Em uma reunião pedagógica na Escola X, foi apresentada pela Equipe Diretiva, aos educadores, a BNCC- Base Nacional Comum Curricular. No primeiro encontro os educadores de Arte iniciaram um estudo sobre os caminhos para ampliar o acesso dos alunos a experiências estéticas nas aulas de Artes, e como colocar todas as crianças e jovens como protagonistas, para que possam construir o conhecimento da Arte, expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.
No segundo momento os educadores foram motivados e provocados a criar o planejamento de suas aulas trazendo a nova proposta de aulas, que a BNCC prevê.
Tendo em vista a importância de um bom planejamento de aulas para o êxito do professor com seus educandos e a Base Curricular, descreva como pode ser estruturado o planejamento e o que é de grande importância na prática em Arte, para que o aluno possa construir o seu conhecimento, sentindo-se livre para criar e dando vazão a sua sensibilidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A proposta da BNCC é romper com uma linha de planejamento muito comum nas escolas: pedir para que os alunos produzam a partir de um tema proposto pelo professor e para que, depois, façam uma exposição para os pais e para a comunidade.
Para a mudança da prática deve haver um planejamento prévio e coerente com a BNCC propondo sempre que o aluno possa construir seu conhecimento.
Sendo assim o educador deverá ressaltar alguns itens que trarão sucesso no planejamento:
-Possibilitar que os educandos não só ajudem a definir os temas a serem tratados, mas também que se sintam livres para criar.
-Estruturar as aulas em sequências didáticas ou projetos, em modalidades que permitam organizar melhor o tempo didático para enfatizar o processo de criação.
-Estimular o diálogo sobre desafios e descobertas individuais e coletivas, apresentando referências que alimentem e ampliem os conhecimentos dos alunos.
-Oferecer aos alunos, momentos de conversa e reflexão sobre suas impressões, analisar semelhanças e diferenças entre os conteúdos apresentados.
-Evitar aplicar uma avaliação única, ao final da sequência. Uma possibilidade é propor que os alunos se auto avaliem a cada etapa do processo.
Explicação: