Em uma renomada série médica de TV, uma das médicas da equipe tem uma doença autoimune, degenerativa, e se cadastra em um experimento, realizado pelo próprio hospital em que trabalha, para testar um novo medicamente para o tratamento. Em um determinado momento ela se mostra confiante nos resultados e comenta com seu colega de trabalho, que chefia a pesquisa. Ao constatar que a colega de trabalho, sua namorada, faz parte do grupo a quem está sendo administrado um placebo, com a finalidade de controle, ele a troca, no decorrer da pesquisa, para colocá-la no grupo que está tomando o medicamento que está em teste no experimento. Analise a situação acima descrita e aponte quais questões éticas estão em jogo com este caso.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Afastar o trabalhador das suas atividades e solicitar à empresa a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Na situação problema apresentado são colocadas em xeque as seguintes questões éticas:
Promessa e reciprocidade: Não fica claro se a paciente está ciente de que a pesquisa prevê a constituição de dois grupos, um que toma efetivamente o medicamento e outro, de controle, a quem é administrado um placebo.
Acesso aos dados e sua propriedade: Os dados não pertencem ao médico que distribui os medicamentos e, portanto, não pode mudar as pessoas de grupo mediante interesses pessoais.
Saúde mental do pesquisador: O fato de haver a namorada de um médico envolvido na experiência afeta o pesquisador, que coloca seus interesses pessoais acima da aleatoriedade requerida na investigação sobre a eficácia do medicamento
Explicação:
ü Respeitar sua privacidade.
ü Evitar o uso de engano.