em uma primeira análise, essa notícia admite uma interpretação "Lamarckista". Qual é essa interpretação ?
por favor me ajude
Soluções para a tarefa
Falar que um texto, uma tese ou um autor é Lamarckista, significa falar que há uma fidelidade as leis de Lamarck.
Lamarck criou a lei que fala que as características são herdadas e são evoluídas de acordo com a pressão do ambiente, e essas caracterizas são herdadas entre os descendentes do ser vivo que sobreviveu a determinadas condições.
Caso alguma parte do corpo ou alguma capacidade pare de ser usada, o corpo tente a perder determinada característica ou atrofiar determinada parte do corpo.
Espero ter ajudado!
Só complementando a resposta dada, quando o autor do texto diz que "quando as moscas-das-frutas [...] são atacadas por bactérias ou parasitas, elas geram descendentes com maior variabilidade genética..." isso faz supor que é o ataque de parasitas que provoca o aparecimento de descendentes geneticamente variados ou seja, a pressão ambiental seria a responsável pelas mudanças necessárias à sobrevivência da espécie. Aí temos uma interpretação lamarquista (lei da transmissão dos caracteres adquiridos).
Na verdade, o aparecimento de moscas com variações genéticas se dá ao acaso (mutações no DNA) e é a pressão ambiental que seleciona aqueles indivíduos mais bem adaptados (no caso, os parasitas atacam com mais eficiência aquelas moscas geneticamente mais "frágeis"; as mais resistentes sobrevivem e transmitem essa característica aos descendentes, aumentando seu número na população).