Em uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, a frequência do alelo autossômico (b) é de 25%. Se essa população for formada por 1000 indivíduos, espera-se que sejam heterozigotos: *
A) 450
B) 520
C) 920
D) 700
E) 375
Soluções para a tarefa
A partir da análise das alternativas, podemos afirmar que não existe alternativa correta E. E para chegarmos nessa conclusão, vamos nos lembrar das fórmulas das condições equilíbrio de Hardy-Weinberg.
- E que fórmulas são essas ?
São duas, são elas :
- Em que :
Sabendo dessa fórmula, vamos resolver a questão.
Ela nos diz que em uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, a frequência do alelo autossômico recessivo (b) é de 25%. Dito isso, nos pergunta quantos heterozigotos são esperados em uma população que possui 1000 habitantes.
Se a frequência do alelo ''b'' é de 25%, nós sabemos que a frequência do alelo recessivo ''b'' é de 0,5% ou 50%, isso porque :
E se a frequência do alelo recessivo ''b'' é de 0,25. Nós sabemos, por tabela, que a frequência do alelo dominante ''B'' é de 0,75. Podemos comprovar esse fato pela primeira fórmula :
E agora que nós descobrimos a frequência do alelo dominante e do alelo recessivo, podemos chegar na frequência de genótipos que serão heterozigotos (Bb), aplicando o que possuímos na segunda fórmula, temos que :
Portanto, perceba que o total de indivíduos que possuem o genótipo heterozigoto, é de 0,375 ou 37,5% da população.
E agora por meio de uma regra de 3 simples, nós determinamos que 375 habitantes serão 375 heterozigotos, isso porque :
- Meios pelos extremos :
Sendo assim, a partir dos cálculos, podemos afirmar que a quantidade de heterozigotos é de 375 habitantes, portanto, a alternativa correta é a letra E.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/48589436
https://brainly.com.br/tarefa/27675689
Bons estudos e espero ter ajudado :)