Em uma ponta, a área total dos estabelecimentos iguais ou maiores a 1 mil hectares aumentou de 45% para 47,6%, entre as últimas edições do Censo. Os latifúndios, como também são conhecidos estes estabelecimentos, aumentaram em quantidade e extensão. Eram 47,5 mil em 2006, ano da pesquisa anterior, e passaram para 51,2 mil em 2017. Além disso, ocupavam 150 mil hectares no passado contra 167 mil hectares mais recentemente. Em outra ponta, a agricultura familiar, de estabelecimentos que têm até quatro módulos fiscais, encolheu – um módulo fiscal pode variar entre 5 e 100 hectares. Os dados do Censo de 2017 apontam uma redução de 9,5% no número de áreas desta categoria em relação a 2006. [. ] Os dados apresentados nesse texto quantificam qual tipo de desigualdade social existente no espaço rural brasileiro? Concentração de terras. Contraste de acesso à moradia. Diferença de acesso à tecnologia. Distribuição desigual de renda. Formação técnica variável
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
O problema apresentado na questão faz referência à questão da concentração de terras, uma vez que a maior parte dos latifúndios se mantém concentrado nas mãos de grandes fazendeiros, enquanto os pequenos tiveram seus territórios reduzidos (Alternativa A).
Concentração de Terras no Brasil
A concentração de terras no país é um grande problema, que data desde o Brasil Colonial. A notícia evidencia a manutenção deste problema, que corrobora para as desigualdades sociais no país, principalmente em relação à concentração de recursos na mãos de poucos.
Mais sobre concentração de terras: brainly.com.br/tarefa/2917051
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás