Geografia, perguntado por myla2113, 5 meses atrás

Em uma pequena região rural, do sul do Brasil, um pequeno agricultor cultiva fumo e outras culturas em sua propriedade, a qual é de agricultura familiar. Ocorre que, diante da escolha das culturas pelo pequeno agricultor, está o uso indiscriminado de agrotóxicos, que leva à contaminação do solo e consequentemente da água, por meio de afluentes ou até mesmo de riachos, ou córregos que cortam a propriedade. Esse fato é constatado pela existência de um riacho que corta a propriedade do agricultor que, além de causar a contaminação ora citada, ainda desmatou parte da mata ciliar para a criação de gado para subsistência, o que, prejudica diretamente o leito do rio.
Diante do caso anteriormente citado, e sabendo que o agricultor em questão será penalizado pelo princípio do poluidor pagador, disserte, em até 15 linhas, qual a essência deste princípio e como, em suas palavras, o agricultor poderia ser penalizado por este princípio??

Soluções para a tarefa

Respondido por aalvesluu17
22

O uso exacerbado de agrotóxicos na agricultura não só pode, como também causa impactos ambientais muito graves, como por exemplo a contaminação dos produtos que estão sendo cultivados, a contaminação do solo- o que inviabiliza a produção e contamina novos produtos-, a contaminação da água e de rios e entre outros.

Consequências do uso exacerbado de agrotóxicos

Sabe-se que o uso inadequado de pesticidas e de conservantes para a agricultura prejudica todo um ecossistema, e também pode causar enfermidades para quem consome os produtos contaminados.

Por isso, existe uma lei em vigor desde o final de 89, a lei nº 7.802 que estabelece quais agrotóxicos e quais as dosagens permitidas pelos agricultores.  

Leia mais sobre Consequências do uso exacerbado de agrotóxicos: https://brainly.com.br/tarefa/2987941

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes