Em uma onda periódica de frequencia 4 Hz, qual o intervalo de tempo entre a terceira e sexta crista dessa onda?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Denominam-se ondas periódicas as ondas geradas por fontes que executam oscilações periódicas, ou seja, que se repetem em intervalos de tempos iguais. A figura acima representa uma onda periódica se propagando em uma corda tensionada. Na sequência serão relacionados alguns importantes elementos a ela associados.
Na figura acima os pontos A e B são chamados de cristas, ou seja, as cristas são os pontos mais altos de uma onda. É importante salientar que esses pontos oscilam em concordância de fase, isto é, apresentam, a cada instante, tamanhos idênticos.
Já os pontos C e D são chamados de vales, ou seja, os vales são os pontos mais baixos da onda. Os vales, análogos às cristas, oscilam em concordância de fase. A amplitude de uma onda é a distância entre a crista e o vale da onda, ou seja, é a máxima distância que cada ponto do meio da onda apresenta em relação à sua posição de equilíbrio, seja para cima, seja para baixo.
O período (T) de uma onda nada mais é do que o intervalo de tempo para que cada ponto do meio por onde a onda se propaga execute uma oscilação completa. Já a frequência (f) de uma onda é o número de oscilações completas que cada ponto do meio no qual a onda se propaga executa, por unidade de tempo. A frequência de uma onda periódica é o inverso do seu período