Em uma obra Leviatã, publicada em 1651 , o filósofo inglês Thomas Hobbes afirmou que " A razão é o passo, o aumento da ciência, o caminho, e o benefício da humanidade, o fim".
A) Essa frase pronunciou uma ideia-chave do Iluminismo, que surgiria no século XVIII. Identifique qual é.
B) Explique o sentido dessa frase de Thomas Hobbes.
C) Você concorda com esse ponto de vista do filósofo? Por quê?
Soluções para a tarefa
A - A ideia-chave prenunciada aqui é o racionalismo, que é a ideia de que é por meio do favorecimento da Razão e das práticas políticas, econômicas e sociais associadas a ela que poderíamos desenvolver uma sociedade mais justa e que promovesse a dignidade humana.
Além disto também há aqui a ideia do Progresso como coisa linear, de modo que a Razão seria aquilo que permitiria, pouco a pouco, que as tecnologias se desenvolvessem, o que era visto como algo inerentemente bom, e tornaria a vida sempre melhor.
B - Para Hobbes a frase fundamentava uma forma ordenada de enxergar o mundo e a sociedade humana. Contudo, como Hobbes tinha uma compreensão diferente do que seria a "natureza humana" se comparado a outros iluministas, como Rousseau, via o Absolutismo, e não a República, como a solução para as disputas humanas.
C - Embora haja alguns problemas com este posicionamento, que não reconhece os limites da razão e alguns problemas que surgem devido a este modo acrítico de concebê-la, no geral podemos dizer que são afirmações corretas.
A razão é o modo mais adequado como nós, seres humanos, podemos organizar a economia, a sociedade, a política e proceder no estudo dos fenômenos da natureza, sendo necessário apenas que atentemos aos seus limites.
O racionalismo é a ideia de que é por meio dos favorecimentos das Razoes e das açoes políticas, econômicas e sociais associadas a ela que poderíamos desenvolver uma sociedade mais justa e que promovesse a dignidade dos humanos. b-Para Hobbes a declaração resultava uma forma ordenada de ver nosso mundo e os humanos. Como Hobbes tinha uma compreensão bem diferente do que seria a natureza humana se comparado a outros ilumistas, via o absolutismo, e não a República, como a solução para as batalhas humanas.