Em uma noite de verão, você está com seus familiares passando um final de semana em uma chácara. Pode escutar o coaxar de sapos e pererecas próximo a um lago. Você nota, alguns dias depois, uma grande quantidade de girinos na beira desse lago. Ao procurar nos arredores, você não encontra os “pais” desses girinos. Como você explicaria essa estratégia reprodutiva? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Geralmente os machos em cópula despejam o liquido seminal sobre um longo cordão ou fileira gelatinosa (bainha) que envolve os óvulos na medida em que saem da cloaca da fêmea e se depositam no fundo da água parada. A fecundação dos anfíbios ocorre em água doce e pelo fato de estarem protegidos pela água os ovos dos anfíbios não necessitam de anexos embrionários como, por exemplo, bolsa amniótica ou alantóide e essas são algumas das características que diferem os anfíbios de outros vertebrados terrestres. Uma vez fecundado o óvulo os cuidados variam de acordo com a espécie. Em alguns casos os óvulos são desenvolvidos em sacos vocais, em cavidades da pele dorsal, enrolados nas pernas, algumas vezes podendo ser enovelados em milhares em plantas aquáticas.
Após a desova o macho e a fêmea se separam. A fêmea sai normalmente e o macho continua na área vocalizando em busca de uma nova fêmea.