Em uma manhã de céu azul, um banhista na praia observa que a areia está muito quente e a água do mar está muito fria. À noite, esse mesmo banhista observa que a areia da praia está fira e a água do mar está morna. O fenômeno observado deve-se ao fato de que:
a) a densidade da água do mar é menor que a da areia.
b) o calor específico da areia é menor que o calor específico da água.
c) o coeficiente de dilatação térmica da água é maior que o coeficiente de dilatação térmica da areia.
d) o calor contido na areia, à noite, propaga-se para a água do mar.
e) a agitação da água do mar retarda seu resfriamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
Se as massas iguais de água e areia receberem ou perderem quantidades iguais de calor, a variação de temperatura da água será menor em módulo que a da areia, porque a água tem maior calor específico.
O fenômeno observado deve-se ao fato de que: o calor específico da areia é menor que o calor específico da água.
O que é a Calorimetria?
A calorimetria funciona como a parte da física que analisa e desenvolve as trocas de energias entre corpos ou até mesmo sistemas, que está ocorrendo na forma de calor (sendo a troca de energia térmica entre corpos que estão em temperaturas diferentes).
Dessa forma, verificamos que um banhista está observando dois fatores: O primeiro deles é que a areia está muito quente, enquanto o segundo é que a água do mar está muito fria.
Porém quando a noite cai, os eventos se invertem e isso acontece pelo motivo de que a água e a areia possuem massas iguais, porém quando perderem ou até mesmo receberem calor, a variação de temperatura que existe na água será menor do que a areia. Portanto, a nossa alternativa é correta porque a água possui um maior calor específico.
Para saber mais sobre Calorimetria:
brainly.com.br/tarefa/26417046
#SPJ2