Em uma linha de transmissão de informações por fibra óptica, quando um sinal diminui sua intensidade para valores inferiores a 10 dB, este precisa ser retransmitido. No entanto, intensidades superiores a 100 dB não podem ser transmitidas adequadamente. A figura apresenta como se dá a perda de sinal (perda óptica) para diferentes comprimentos de onda para certo tipo de fibra óptica Qual é a máxima distância, em km, que um sinal pode ser enviado nessa fibra sem ser necessária uma retransmissão? A 6 B 18 C 60 D 90 E 100 .
Soluções para a tarefa
A resposta para esta questão é a letra D:
D 90
O assunto da questão acima é sobre ondas e interpretação gráfica, para máxima distância, é possível observar a existência do intervalo de nível sonoro de
100dB – 10dB
= 90dB
Sabendo disso e observando o gráfico, para uma distância máxima, é notório que o menor valor de comprimento de onda é de 1,5 micrômetro o que dá no mesmo que uma perda óptica de 1dB/km. Sendo assim, para que consiguimas um nível sonoro de 90dB, se faz necessário a distância de 90km.
Resposta: alternativa D
Explicação passo-a-passo
Passo 1: o enunciado da questão nos diz que intensidades de onda inferiores a 10 dB devem ser retransmitida e intensidade superior a 100 dB não pode ser transmitida, ou seja, há um intervalo ideal para a transmissão da onda de 10dB para 100dB.
Passo 2: enquanto a onda se propaga diminui gradativamente sua intensidade até chegar ao limite de 10 dB quando terá que ser retransmitida. Como o intervalo ideal de transmissão é de 10 dB até 100 dB podemos afirmar que se essa onda começar a se mover com 100 dB poderá perder ao longo do trajeto até 90 dB.
Passo 3: se queremos a distância máxima percorrida pela onda, devemos considerar a perda mínima que é de 1 dB/km (observe o gráfico da questão). Se a onda pode perder até 90 dB antes de ser retransmitida, então pode percorre 90 km. (1dB por 1km; 90dB por 90 km).