ENEM, perguntado por marykelly105, 1 ano atrás

Em uma indústria, um operário misturou, inadverti- damente, polietileno (PE), policloreto de vinila (PVC) e poliestireno (PS), limpos e moídos. Para recupe- rar cada um destes polímeros, utilizou o seguinte método de separação: jogou a mistura em um tan- que contendo água (densidade = 1,00 g/cm3 parando, então, a fração que flutuou (fração A) daquela que foi ao fundo (fração B). Depois, reco- lheu a fração B, secou-a e jogou-a em outro tan- que contendo solução salina (densidade = 1,10g/cm3 separando o material que flutuou (fração C) daquele que afundou (fração D). (Dados: densidade na temperatura de trabalho em : polietileno = 0,91 a 0,98; poliestireno = 1,04 g/cm3 a 1,06; policloreto de vinila = 1,5 a 1,42) As frações A, C e D eram, respectivamente: a) PE, PS e PVC d) PS, PVC e PE b) PS, PE e PVC e) PE, PVC e PS c) PVC, PS e PE

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
1

a) PE, PS e PVC.

É preciso considerar que a fração A, que flutuou na água (d = 1,00 g/cm³), foi o polietileno que apresenta uma densidade entre 0,91 e 0,98. E a fração C que flutuou na solução salina com densidade de 1,10 g/cm³ foi o poliestireno que possui densidade entre 1,04 e 1,06.

Temos também que fração D, portanto, é o policloreto de vinila, pois o mesmo apresenta maior densidade que a da solução salina, isto é, com valor entre 1,5 g/cm³ e 1,42 g/cm³.

Bons estudos!

Perguntas interessantes