Em uma indústria que faz a moldagem de chapas de acrílico suspeita-se que a temperatura utilizada no forno tem relação com a resistência da chapa à impactos após moldada. Para testar a resistência de uma chapa, após a moldagem de um lote de 10 unidades, retira-se aleatoriamente uma delas e realiza-se alguns testes. Caso a chapa quebre no teste, todo o lote é inspecionado. Elaborado pelo Professor, 2018. Para evitar a realização desse tipo de teste e aumentar a previsibilidade de resistência da chapa após moldada, qual ferramenta da qualidade é a mais recomendada? Assinale a alternativa correta. Alternativas
Alternativa 1: Histograma.
Alternativa 2: Fluxograma.
Alternativa 3: Folha de verificação.
Alternativa 4: Diagrama de Pareto.
Alternativa 5: Diagrama de dispersão.
Soluções para a tarefa
Olá!
Para evitar a realização desse tipo de teste e aumentar a previsibilidade de resistência da chapa após moldada,a ferramenta da qualidade que é a mais recomendada nesse caso é:
Alternativa 5: Diagrama de dispersão.
Eles representam pares ordenados (X, Y) e são freqüentemente chamados de diagramas de correlação, uma vez que se destinam a explicar uma mudança na variável dependente Y em relação a uma mudança observada na variável independente X.
A direção da correlação pode ser proporcional (correlação positiva), inversa (correlação negativa) ou um padrão de correlação (correlação zero) pode não ocorrer. Caso uma correlação possa ser estabelecida, uma linha de regressão pode ser calculada e usada para estimar como uma mudança na variável independente influenciará o valor da variável dependente.