Em uma grande empresa do setor de personal care e home care, Adilson e Maira mal se conheciam até poucos meses atrás. Ele era vendedor; ela, assistente de logística. Um era para o outro apenas uma voz na outra ponta da linha telefônica. O assunto quase sempre era algum problema na entrega de determinado produto. Para vender, Adilson oferecia os prazos de entrega que o cliente pedisse. Maira entregava, mas dentro dos limites de custos e das possibilidades da fábrica. Era comum que a encomenda, definida sem a participação do pessoal de logística, esbarrasse em algumas dessas limitações. Adilson só sabia que o pedido não havia sido entregue dentro do prazo combinado quando o próprio cliente lhe telefonava para reclamar. Embora trabalhassem na mesma, os dois colegas cumpriam suas tarefas de forma isolada e só se comunicavam se algo "enroscasse". Quando isso acontecia, o cliente esperava até que os dois encontrassem uma solução. Esse episódio é apenas parte do tortuoso caminho de um pedido de compra em uma organização tradicional, compartimentada por funções, até chegar ao cliente final. Agora, assuma o papel de gestor e explique quais são os seus principais desafios para integrar áreas antes rigidamente separadas. Você pode utilizar exemplos, criar uma situação ou indicar tópicos que representem as dificuldades encontradas no processo de integração. Não esqueça de utilizar os conceitos estudados nesta unidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando os funcionários da mesma empresa não caminham para um objetivo em comum os processos saem de controle. Assim gerando conflitos e dificuldade de integração entre as equipes, como por exemplo o setor de logística e o setor de vendas.
Para solucionarmos esse problema podemos implantar uma ferramenta de avaliação de processos e de qualidade que faz a identificação dos possíveis erros e a falta de comunicação entre os setores. Após identificar onde estão com falhas o ideal seria aplicar ferramentas para a solução dos problemas da produção, logística e setor de vendas.
Com isso o gestor devia implantar uma ferramenta de gestão que padronizasse os prazos de entrega para os pedidos.
Quando se tem uma organização plana/orgânica, exige uma estrutura organizacional mais flexível e adaptável, com um sistema de decisões descentralizado e hierarquia flexível, assim fazendo com que os funcionários se sintam mais responsáveis pelo resultado final pois tem como objetivo em comum " a evolução da empresa".
Explicação:
Diante do exposto, espera-se que o aluno seja criativo. Todas as situações propostas devem criar um novo cenário para solucionar o problema encontrado.
O alunos pode mencionar, principalmente, questões relacionadas à dificuldade de integração entre áreas/setores/funções, a importância da aproximação entre equipes, a avaliação de processos que permitem a identificação daqueles que são desnecessários, além das novas demandas organizacionais que exigem um olhar sistêmico sobre as operações.
Também é interessante que o aluno mencione as estruturas organizacionais orgânicas, estudadas nesta unidade. Além disso, ele pode trazer para a sua resposta todo o repensar do caminho/processos que permitiram a aproximação entre o setor de compras e o de logística.
Trata-se de uma situação real em que a mudança foi realmente um desafio para a subsidiária brasileira da J&J. Em abril de 2003, os 220 funcionários envolvidos no processo de atendimento ao cliente – vendas, marketing, logística e crédito e cobrança – passaram a integrar um único time. O diretor da equipe deixou de responder apenas pelas funções de diretor de vendas. "Ninguém olhava além das próprias tarefas", diz. "Depois das mudanças, as informações passaram a fluir, e as pessoas trabalham com o mesmo objetivo".
Sem uma organização entre os funcionários a empresa pode perder seus objetivos econômicos.
Estratégia organizacional
Uma empresa é considerada como uma organização composta por setores, gestores, colaboradores, etc. Cada um desses pontos são essenciais numa organização da empresa. Para que haja a organização na empresa é preciso que ela adote uma estratégia organizacional.
Se não houver uma estratégia organizacional que seja capaz de unir os objetivos dos colaboradores com os objetivos da empresa, ambos os objetivos irão se dissociar. De modo que sem esse preparo a empresa irá quebrar e perder o seu local no mercado de trabalho.
Para saber mais sobre estratégia organizacional, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/40408370?referrer=searchResults
#SPJ2