ENEM, perguntado por AnaLeiticiiia4327, 10 meses atrás

Em uma festa infanfil, um grupo de 7 crianças — Ana, Beatriz, Carlos, Davi, Eduardo, Fernanda e Gabriela — reuniu-se próximo a uma mesa para brincar de"esconde- esconde", um jogo no qual uma criança é separada dos demais, que procuram locais para se esconder, sem que a escolhida as veja, pois essa tentará encontrá-las após algum tempo estabelecido previamente. Assim, era necessário escolher qual delas seria aquela que iria procurar todas as outras.Para efetuar essa escolha, as crianças se dispuseram em um círculo na mesma ordem descrita anteriormente e, simultaneamente, mostraram um número de dedos das mãos. Os números de dedos mostrados foram somados, resultando em uma quanfidade que vamos chamar de TOTAL. Ana começou a contar de 1 até o TOTAL, e, a cada número dito, apontava para uma criança da seguinte forma: 1 - Ana, 2 - Beatriz, 3 - Carlos, 4 - Davi, e assim por diante. Quando chegasse ao número TOTAL, a criança correspondente a esse número seria aquela que iria procurar as demais.Se o número TOTAL é igual a 64, a criança designada para procurar as demais é@ Ana.@ Beatriz. @ Carlos. @ Davi.@ Eduardo.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
1

A criança designada para procurar as demais é Ana. Letra A.

Para a resolução da questão, é preciso utilizar a divisão euclidiana. De forma que mesmo quando um número natural a não divide o número natural b, sendo possível realizar a efetuação da divisão de b por a com resto.

Essa afirmação pode ser explicada pelo teorema que diz que sejam a e b dois números naturais com 0 < a < b. Em que existem dois únicos números naturais q e r, tais que b = axq +r, com r<a. Considerando um grupo de 7 crianças e o total dado no problema é 64. Ao dividirmos 64 por 7, temos que o resultado é 9 e o resto é 1.

Bons estudos!

Perguntas interessantes