Em uma fazenda há uma região retangular para plantio de hortaliças, dispõe-se de uma região retangular de 18 m de comprimento por 14 m de largura para construir o canteiro. Ele deve ter a forma de uma elipse e estar inscrito nessa região retangular. Responda:
a) Suponha que se deseja colocar um sistema de irrigação com duas saidas de água, exatamente nos pontos correspondentes aos focos da elipse. Qual será a diståncia entre as saidas de água?
b) Tomando como referência o centro do terreno na origem de um sistema cartesiano 0(0, 0), qual é a equação correspondente à elipse formada para o canteiro?
c) Suponha que não foi possivel fazer uma ligação direta da água até os pontos de saida (focos da elipse). Mas, em um ponto sobre a elipse há uma torneira em funcionamento. Qual será a quantidade necessárla de mangueira para que levar água dessa torneira até cada um dos pontos de saida? (suponha que na torneira seja possivel fazer a ligação das duas mangueiras, separadamente.)
Soluções para a tarefa
Resposta:
As soluções são:
a) A distância entre as saídas de água é 8√2 m.
b) A equação reduzida que representa este canteiro em forma de elipse é
c) O comprimento da mangueira vale 18 m.
Explicação passo a passo:
Para responder a esta questão vamos aplicar os conceitos de geometria analítica relacionados a elipse.
A equação reduzida da elipse fornece as seguintes informações:
- Centro:
- Eixo Maior:
- Eixo Menor:
- Distância Focal:
- Excentricidade:
Dessa forma como a elipse deve estar inscrita no retângulo temos:
Eixo Maior:
Eixo Menor:
Distância Focal:
a) Suponha que se deseja colocar um sistema de irrigação com duas saídas de água, exatamente nos pontos correspondentes aos focos da elipse. Qual será a distância entre as saídas de água?
A distância pedida é a distância focal, logo vale .
b) Tomando como referência o centro do terreno na origem de um sistema cartesiano 0(0, 0), qual é a equação correspondente à elipse formada para o canteiro?
Utilizando os dados do enunciado temos a seguinte equação:
c) Suponha que não foi possível fazer uma ligação direta da água até os pontos de saída (focos da elipse). Mas, em um ponto sobre a elipse há uma torneira em funcionamento. Qual será a quantidade necessária de mangueira para que levar água dessa torneira até cada um dos pontos de saída? (suponha que na torneira seja possível fazer a ligação das duas mangueiras, separadamente.)
Neste caso temos exatamente a definição de lugar geométrico da elipse.
"A soma das distâncias de um ponto P qualquer do plano até dois pontos dados (chamados focos) F₁ e F₂ é constante e igual a 2a."
Assim, o comprimento da mangueira será exatamente o comprimento do eixo maior da elipse, ou seja, 2a = 18 m.