Em uma fazenda cria-se ovinos bovinos e suínos. Os ovínos apresentam magreza e mucosas pálidas em alguns animais, são criados em baias repletas de fezes e resto de ração pelo chão. As vacas leiteiras apresentam diarréia, casos de aborto e baixa produção leiteira. Os suínos apresentam alta mortalidade de leitões e casos de canibalismo. Quais medidas você indicaria para o produtor?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em muitas partes do mundo, grande quantidade de animais de fazenda consomem dietas que não correspondem as suas necessidades em relação aos minerais. Os alimentos podem ser ricos ou pobres em determinados elementos, mais frequentemente pobres, ou os contêm em proporções desequilibradas entre si.
As deficiências minerais podem ocorrer sob diversos graus, desde deficiências severas, com perturbações mais ou menos características, até deficiências leves, com sintomas não-específicos, como desenvolvimento lento, problemas de fertilidade, baixo rendimento da carcaça e pouca produção de leite.
As deficiências minerais estão ligadas a certas áreas geográficas. Quando acentuadas, podem ser responsáveis pela pobreza geral que existe em determinadas regiões, onde a população depende principalmente da criação de gado. Deficiências leves ou moderadas também podem causar prejuízos econômicos sérios, porque reduzem a produtividade dos animais e constituem obstáculo à melhoria dos rebanhos.
Função dos minerais
Os minerais desempenham três tipos de funções essenciais para o organismo dos animais e do homem. A primeira delas diz respeito a sua participação como componentes estruturais dos tecidos corporais (por exemplo Ca, P). Também atuam nos tecidos e fluidos corporais como eletrólitos para manutenção do equilíbrio ácido-básico, da pressão osmótica e da permeabilidade das membranas celulares (Ca, P, Na, Cl). Por último, funcionam como ativadores de processos enzimáticos (Cu, Mn) ou como integrantes da estrutura de metalo-enzimas (Zn, Mn) ou vitaminas (Co).
Importância das diversas deficiências minerais
Para situar o problema das deficiências minerais em relação aos bovinos, convém fazer-se um breve comentário sobre cada um dos minerais essenciais. De acordo com os conhecimentos atuais, dos cerca de 50 minerais que o organismo contém, somente os seguintes são essenciais aos processos metabólicos e por isso mesmo devem estar presentes na alimentação: Ca, P, Mg, K, Na, Cl, S, Fe, Co, Cu, I, Mn, Zn e Se. Os primeiros 7 elementos são denominados de macroelementos, pois são necessários aos animais em quantidadesa maiores. Os últimos sete são denominados microelementos, oligoelementos ou elementos-traços, porque necessários aos animais em quantidades muito pequenas. Ultimamente tem-se acrescido mais alguns minerais à lista supramencionada, como o flúor, molibdênio, cromo, níquel, vanádio e silício.
A deficiência de cálcio ocorre em animais que se alimentam de s