Em uma fábrica, caixas são colocadas no ponto A de uma rampa e deslizam até o ponto B. A rampa forma um ângulo ø com o solo horizontal conforme indica o esquema.
Sabe-se que 0,3 segundos após o início do movimento em A, a caixa alcança o ponto B com velocidade de 1,2 m/s. Veja no gráfico a variação da velocidade da caixa em função do tempo.
Considerando a inexistência de atrito entre as superfícies da caixa e da rampa e desprezando a resistência do ar, determine o valor do seno do ângulo ø
_OBS_ POR FAVOR NAO COPIA A RESPOSTA DO GOOGLE
Soluções para a tarefa
Resposta:
sen θ = 0,4
Explicação:
v = vo + a.t
1,2 = 0 + a.0,3
a = 1,2/0,3 = 4 m/s²
a = px
px = p.sen θ
sen θ = px/p
sen θ = 4/10
sen θ = 0,4
O seno do ângulo Φ entre a rampa e a horizontal vale 0,4.
O movimento acelerado
Para descrever o movimento da caixa temos que recordar das equações que descrevem os movimentos. A partir do gráfico podemos ver que a caixa parte do repouso (V0 = 0), e com isso a equação da velocidade fica:
V = V0 + a.t
1,2 = 0 + a.3,0
a = 4,0 m/s^2
com a aceleração no eixo da rampa, temos que, segundo a segunda lei de Newton, F = m.a, podemos igualar a força resultante no eixo x da rampa com a massa da caixa vezes a sua aceleração encontrada.
Como força resultante na caixa temos somente a força peso, e, como podemos projetar a força peso (p = mg) da caixa nos eixos x e y da rampa, teremos:
px = p sen(Φ) = m.g sen(Φ)
py = p cos(Φ) = m.g cos(Φ)
de forma que completando na 2a lei de Newton, onde F = px, vemos que
m.g.sen(Φ) = m.a
a = g. sen(Φ)
sen(Φ) = a / g = 0,4
portanto sen(Ф) = 0,4.
Para aprender mais sobre Segunda Lei de Newton veja: https://brainly.com.br/tarefa/20558355
#SPJ2