Em uma escola pública, onde estudam alunos da série primária do segundo ciclo, os professores em reunião com os pedagogos decidiram que em cada período deveriam desenvolver um projeto que envolvesse todas as escolas. O tema escolhido foi o meio ambiente. Assim, os professores se reuniram para discutir e definir o projeto a seguir: Título: Coleta seletiva de lixo l Proposta: A questão do acúmulo de resíduos sólidos na sociedade e a falta de cuidado com este material geram doenças diversas, atraindo animais e insetos. Sendo assim, alunos e professores da Escola Dona Júlia, através da coleta seletiva de "lixo", propõem uma atividade que envolva tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade civil, a fim de pensar numa alternativa para minimizar os impactos ambientais provocados pelos resíduos. A Comunidade acadêmica Os professores deverão apresentar para os seus alunos, de acordo com o entendimento de cada período, o problema do acúmulo de lixo no meio ambiente. Para tanto, para estabelecer uma relação de entendimento e compreensão dos educandos, os professores devem mostrar o "caminho do lixo" na sociedade, ou seja, a produção de mercadorias, o consumo em casa e os locais de despejo dos resíduos. Além disso, o professor deve apresentar aos alunos as doenças e a proliferação de insetos e de certos animais, além do papel do Estado e do cidadão nesse processo. A Comunidade civil A participação dos pais pode ser feita através de doações de sacos de lixo, vassouras, pás e cestas específicas para a coleta seletiva. I. Objetivo: Conscientizar os alunos sobre a importância da armazenagem e distribuição correta de resíduos sólidos (lixo) na preservação do meio ambiente, através da coleta seletiva de lixo. II. Ação de cada período: Os alunos do ensino infantil deverão aprender sobre os tipos de resíduos existentes (sólido, orgânico, líquido etc.) e identificá-los no ambiente escolar. Os alunos do primeiro ciclo deverão fazer cartazes, murais e desenhos para representar os efeitos negativos e positivos sobre a coleta de lixo. Isso pode se estender para a casa de cada aluno. Os alunos do ll ciclo deverão estudar sobre os impactos ambientais e como ocorre a coleta em outros países etc.
III Fechamento
Para o fechamento do projeto, os alunos e professores, juntamente com os parceiros, deverão realizar um mutirão na praça próxima à escola, levando cartazes informativos, faixas, entre outros materiais.
Para resolver este desafio, analise o projeto proposto. Observe se ele atende a uma proposta transdisciplinar ou não. Justifique sua resposta. Durante sua análise, veja se há proposições que devem ser ajustadas e o motivo de tal ajuste.
Soluções para a tarefa
Resposta/Explicação: O projeto corresponde a uma proposta transdisciplinar, pois envolve todas as áreas do conhecimento existentes na escola, onde uma disciplina de um período diferente pode auxiliar outra no projeto em construção. Contudo, algumas melhorias nas proposições são necessárias, tais como:
1) Na introdução, foi desconsiderada a participação dos alunos quanto ao tema e a construção das etapas do projeto. Vale destacar que a participação dos discentes, seja em qual período for, é de suma importância para a conscientização e o envolvimento no processo.
2) Quanto à participação da sociedade civil, foi considerado apenas a participação dos pais. No entanto, pode-se estender a participação à comunidade e a parceiros que possam contribuir na execução do projeto, tais como comerciantes, associação de bairro. Além disso, representantes das empresas coletoras de resíduos sólidos, seja da prefeitura ou do município, devem ser convidados para fazer palestras e demonstrações de armazenagem correta dos resíduos.
3) O projeto deve estender os seus resultados não só à praça pública, mas aos hábitos domésticos e à comunidade num todo.