Pedagogia, perguntado por mairinkjeisy, 1 ano atrás

Em uma escola municipal, foi realizada uma experiência com turmas de 4º ano do ensino fundamental, que consistiu em uma abordagem relacional dos conteúdos de História e Geografia. No desenvolvimento da proposta, foram realizadas reflexões, discussões e atividades integradas nas duas disciplinas a partir do seguinte tema “Cotidiano e memória escolar”. Nas aulas, os professores propuseram atividades de observação, descrição e representação do espaço da escola e entrevistas com ex-alunos e professores, dentre outras. Considerando essas atividades é possível afirmar que a experiência descrita se caracterizou pela:

a) inserção de temas transversais no ensino.

b) abordagem crítica dos recursos didáticos.

c) ampliação dos espaços de aprendizagem.

d) tentativa de desenvolver os conteúdos de forma interdisciplinar.

e) definição das especificidades de cada área do conhecimento.


moreiraborges6: urgente
lulyyy: descobriu a resposta eu nao consegui?
mairinkjeisy: Letra D)
Tentativa de desenvolver os conteúdos de forma interdisciplinar

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
15
Ólá!

Na prática supracitada, ficou evidente uma tentativa de estabelecer uma relação interdisciplinar, entre História e Geografia. Assim, é correto afirmar que a alternativa correta é a letra d) tentativa de desenvolver os conteúdos de forma interdisciplinar. 

A inclusão da comunidade no meio educativo é fundamental para o processo de formação cidadão dos indivíduos em processo de aprendizagem, assim, a prática, ainda mais por fazer uso do espaço de duas disciplinas, deve ser bastante elogiada.
Respondido por Obatala
2

Resposta:

 O "ritual" é sempre o mesmo, a professora ensina o conteúdo e depois os alunos fazem uma lista de exercícios, e nessa hora eles não podem conversar porque, como afirma a professora: "Hora de exercício de Matemática é para pensar calado, porque pensar e falar sobre o mundo nessa hora só atrapalha". As provas são realizadas no final do bimestre porque é assim, segundo a professora, "que vemos qual foi o aluno que teve empenho em aprender a matéria". A disciplina em sala é muito importante para essa professora e como ela mesma relata "aquele aluno que tenta enganá-la trazendo calculadora para sala para fazer as contas, é mandado diretamente para a sala da pedagoga".  

Com base na leitura acima, você deverá:  

• Listar os princípios para o ensino de Matemática desenvolvidos pelo NCTM, explicando cada um deles e sinalizando como eles foram desconsiderados na prática pedagógica de Matemática da professora citada no caso.  

• Elaborar um roteiro de aula de Matemática para o Ensino Fundamental. Nesse roteiro, considere os princípios para o ensino de Matemática desenvolvidos pelo NCTM. Lista dos princípios para o ensino de Matemática desenvolvidos pelo NCTM: Princípio da equidade - Todos os alunos têm direito de aprender Matemática, sendo assim, a professora deverá não só valorizar o aprendizado de alguns alunos como também se preocupar pedagogicamente com as intervenções que realizará com aqueles com maior dificuldade. Para isso, deverá ter muita paciência com todos, e não apenas elogiar os que aprendem com mais facilidade.  Princípio curricular - Os alunos devem ser estimulados a ver a Matemática como um todo integrado, e não como lista de exercícios. A lista de exercício poderá ser uma atividade entre outras, mas não a única como é a prática dessa professora. A Matemática deve ser trabalhada de forma contextualizada.  Princípio de ensino - As ações do professor devem encorajar o aluno a pensar. O professor limita o pensar do aluno sobre a Matemática se a esse aluno só cabe fazer exercício calado e não conversar com seus colegas sobre as possibilidades de respostas para as atividades propostas.  Princípio de aprendizagem - Os alunos devem ser encorajados a fazerem conjecturas sobre a Matemática, percebendo que ela está no mundo e pensar o mundo é pensar Matemática também. Se a professora acha que "pensar sobre o mundo nessa hora só atrapalha", cria nos alunos a concepção errada de que matemática está descontextualizada da vida deles.  Princípio avaliativo - As provas não devem ser instrumentos de punição para ver quem se empenhou na aula e sim um instrumento que revela o que o aluno sabe sobre o assunto que foi trabalhado e o que ele não sabe, para que novas estratégias de ensino possam ser pensadas. Se o professor fizer a avaliação só no final da etapa, não terá tempo necessário para intervir na aprendizagem do aluno antes que as dificuldades se tornem maiores.  Princípio tecnológico - As tecnologias devem ser vistas como ferramentas essenciais, sua inserção em sala de aula amplia a aprendizagem matemática permitindo um aumento de exploração e um enriquecimento das representações das ideias. Jamais devem ser vistas como um meio para enganar a professora.

ROTEIRO DE AULA  Disciplina: Matemática  

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental  

Número de alunos: 25 alunos  

Conteúdo: Algoritmo da adição e da subtração com e sem reserva.  

Desenvolvimento da aula: Solicitar aos alunos que tragam objetos para serem vendidos em uma loja fictícia. Organizar a loja com os alunos, colocar os preços (usando números naturais) nos produtos que serão vendidos de forma coerente com o valor real de cada um. Confeccionar dinheiro com papel colorido, sendo que cada cor representa um valor. Dividir a turma entre comerciantes e compradores, dividir o dinheiro entre os alunos, disponibilizar um tempo para que eles possam fazer suas compras. Cada aluno receberá uma folha onde anotará as compras e os gastos (deverão colocar as contas efetuadas durante a compra).  Organização do espaço da sala: As atividades serão desenvolvidas em dupla para que os alunos possam conversar sobre a compra e sobre as contas que estão realizando. Formar duplas de forma que os alunos com maior dificuldade fiquem com alunos com menor dificuldade para que todos tenham oportunidade de participar ativamente da atividade.  

Recursos didáticos: Disponibilizar calculadora para todos os alunos, para que façam as contas e pensem sobre as operações que deverão fazer.  Avaliação: Avaliação processual durante toda a elaboração da atividade para que intervenções adequadas possam ser feitas pela professora, visando o efetivo aprendizado dos alunos.

Perguntas interessantes