Em uma escola municipal de Educação Infantil, no interior do Brasil, existe uma turma de pré-escolares com média de idade de cinco anos. O grupo de crianças é composto por 20 alunos, sendo 08 meninos e 12 meninas. Suponha que essa escola está na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família em que você atua.
A professora da turma está angustiada em função de cinco alunos apresentarem diariamente dor de barriga com forte diarreia. No ponto de vista dela, existem quatro dessas crianças que apresentam sinais de subnutrição. Após realizar uma visita técnica à escola onde foram escutadas as queixas da professora, e da diretora, foi realizado um levantamento da condição geral de saúde das crianças e verificado que nove crianças da turma necessitam de intervenção nutricional para resolver os problemas de diarreia crônica e subnutrição.
Portanto, para essa situação, verifica-se a necessidade de identificar os determinantes do processo saúde-doença da DIARREIA e, ao mesmo tempo, hierarquizá-los para que possa ser realizado um plano de intervenção para o tratamento dos doentes e prevenção da saúde daqueles que estão sadios. Considerando que os determinantes em saúde podem ser hierarquizados em níveis proximal, médio e distal, sendo que os do primeiro nível são os determinantes distais e os do terceiro nível são aqueles determinantes mais próximos do evento doença.
Assim, observe os determinantes de saúde que estão no quadro à direita e, após, complete os quadros do modelo hierarquizado que está previsto à esquerda.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Sexo
Renda
Escolaridade do responsáveis
Casa com rede de esgoto
Tipo/qualidade de renda
Acesso ao serviço especializado
Visitou o pediatra
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás