Em uma escola e, mais precisamente em uma sala de aula, encontramos muitos desafios, principalmente quanto à aprendizagem dos alunos. Imagine que você, professor(a) de uma sala de 5º ano do Ensino Fundamental, logo que chegou na escola foi informado(a) que a turma é fraca e apresenta sérios problemas de aprendizagem. Diante dessa informação, você resolve fazer uma investigação para identificar:
a) Quantos alunos apresentam problemas de aprendizagem
b) Quais são esses problemas
c) Em quais disciplinas os alunos apresentam maiores dificuldades
d) Que intervenções já foram realizadas para recuperar as aprendizagens desses alunos?
Considere a possibilidade de adoção de uma abordagem qualitativa para o desenvolvimento de sua investigação e indique, nessa perspectiva, quais poderão ser a forma de levantamento de dados para que possa identificar as questões anteriormente levantadas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Numa abordagem qualitativa o levantamento das informações não é apenas quantitativo, mas visa compreender as relações que ocorreram entre os fenômenos, por isso é interessante a aplicação de uma avaliação diagnóstica para compreender o que os alunos sabem e quantos deles apresentam problemas de aprendizagem; depois, também seria interessante conversar com a coordenação da escola para levantar quais foram as ações de intervenção sobre as dificuldades dos alunos; analisar os cadernos e materiais produzidos pelos alunos nos anos anteriores e, inclusive, analisar as dificuldades de cada aluno não apenas pelos resultados da avaliação diagnóstica, mas em outras situações em que os alunos pudessem expressar-se. Pois, numa análise inicial é possível traçar uma boa descrição dos fatos, mas com novas oportunidades para os alunos mostrarem-se será possível novas interpretações e, dessa forma, organizar os resultados em categorias para poder atuar sobre cada uma delas de maneira assertiva e sistemática. A análise dos dados e respectivas categorias podem ser feitos à luz da teoria de aprendizagem adotada pelo(a) professor(a) e, ao longo das ações de intervenção poderá avaliar e reavaliar o processo definido para resolver os problemas encontrados. A pesquisa é inerente à ação docente.
O diagnóstico é parte da rotina escolar e é essencial para o professor perceber o nível de conhecimento dos alunos, sendo que o fato de muitos alunos terem dificuldades com algumas disciplinas pode ter relação com a metodologia utilizada.
Como realizar o diagnóstico na sala de aula?
O diagnóstico pode ser realizado por atividades variadas, tais como:
- uso de jogos como memória, dominó, quebra cabeça;
- textos desenvolvidos a partir da hora do conto;
- trabalhos em grupo que oportunizam observar o desenvolvimento do aluno socialmente e ativamente nas tarefas;
- atividades de pesquisa;
- compreensão e interpretação de texto em seminários.
O importante, durante o diagnóstico, é perceber os movimentos que o aluno faz, o quanto ele é capaz de se envolver nas atividades e o resultado que os mesmos apresentam ao final das tarefas.
Como analisar o diagnóstico?
A partir das tarefas propostas o professor irá observar a participação do aluno e também o quanto esses conseguem aplicar a aprendizagem. Além disso, através da observação será possível notar a evolução do mesmo quanto ao conhecimento e perceber como ocorreu essa evolução, ou seja, quais metodologias se mostraram positivas.
Uma das ações que deve ocorrer na época do diagnóstico é a anotação de tudo que está se passando e as percepções diárias. Pois, a partir dessas anotações é possível desenvolver um planejamento voltado para a realidade. Todas as ações que englobam o diagnóstico estão atreladas a identificação dos problemas, a investigação das causas e a busca de soluções.
Quer saber mais sobre a etapa do diagnóstico?https://brainly.com.br/tarefa/53338757
#SPJ2