Em uma escola, a professora percebeu que os alunos estavam muito desorganizados, tumultuando algumas situações simples como a chamada e a volta do intervalo. Como morava na região, observou também que o entorno não era organizado, com trânsito caótico e filas em todos os locais, o que causava uma “agitação natural” na região. A partir disso, e comparando essa situação com o que apresentamos até o momento, analise as afirmações abaixo:
I- O contexto presente no entorno da escola e tudo que foi observado dentro dela pode ser unido em um projeto de mobilidade urbana.
II- O contexto do entorno não interfere no que acontece dentro da escola, e não pode ser utilizado como tema de um projeto. As questões de mobilidade urbana não são de responsabilidade da instituição.
III- A mobilidade urbana não tem relação apenas com as questões do trânsito. Ela envolve o ir e vir em todos os espaços e as propostas sobre esse tema precisam facilitar esse deslocamento.
Quais estão corretas:
Soluções para a tarefa
Resposta: l e lll
Explicação: l: A desordem dentro da escola pode ser explicada dentre outros motivos pelo ambiente ao redor dela e pelo contexto social em que ela está inserida. Ao passarem muito tempo dentro dos ônibus, ou demorarem muito para chegarem na escola por conta do trânsito, os alunos podem ter seu rendimento escolar prejudicado, ficando até mesmo mais agitados e menos concentrados durante as aulas. Dessa forma um projeto de mobilidade urbana visando melhores condições para o aluno chegar a escola é muito importante.
lll: A afirmativa está correta, mobilidade urbana está relacionada a ir e vir de um lugar para o outro. Uma mobilidade urbana de qualidade permite um deslocamento rápido e fácil seja nas ruas, praças ou prédios públicos.