Em uma empresa do setor siderúrgico, os engenheiros mais velhos estão em vias de se aposentar. São pessoas-chave para a organização, pois conhecem seus processos com profundidade à medida que aprendem com os erros do dia a dia. Os conhecimentos que possuem não são adquiridos facilmente em cursos. Dessa forma, a organização optou por desenvolver um programa de estagiários e formar esses profissionais, futuros substitutos de seu grupo de engenheiros, internamente. Porém, a empresa não sabe como deverá conduzir esse projeto.
Soluções para a tarefa
Uma das maneiras de levar esse programa adiante é utilizando essa mão-de-obra qualificada e especializada, em vias de se aposentar, para treinar as novas gerações de engenheiros.
O conhecimento proporcionado pela experiência da antiga geração é capaz de complementar aquele adquirido pelas novas gerações, nos cursos de especialização realizados por eles. Muitas empresas do ocidente já utilizam essa metodologia, antes que os seus engenheiros mais experientes se aposentem.
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Como os engenheiros são experientes, eles podem ser mentores dos jovens estagiários da organização e, assim, transferir seus conhecimentos e auxiliar na formação prática desses jovens. Para tanto, os engenheiros-mentores devem:
• estimular o pensamento crítico dos jovens e a busca pelas soluções de problemas do dia a dia da empresa;
• incentivar o jovem a refinar seu conhecimento, revisitando conceitos básicos;
• criar um ambiente para que o jovem se sinta seguro para expor suas lacunas de conhecimento;
• ajudar o jovem a identificar dúvidas de entendimento e orientá-lo a empreender esforços para aprender;
• oportunizar que ele entenda primeiro as ideias simples;
• mostrar diferentes pontos de vista, sem julgamentos;
• identificar como o jovem está raciocinando e, com isso, determinar o próximo passo e que habilidades ele precisa praticar para se tornar um melhor solucionador de problemas;
• estimular o jovem a aprender pela tentativa e erro, sob orientação, pois é mais eficaz para transmitir a cultura organizacional do que confiar em documentação escrita ou treinamento em sala de aula. Essa abordagem desenvolve o alinhamento entre os objetivos da empresa e os comportamentos no ambiente de trabalho. Ela proporciona foco, direção e controle, mas com uma quantidade considerável de espaço para ação.