Em uma demonstração experimental sobre formas de propagação de calor, um professor de física se coloca em duas situações, na primeira ele aproxima a sua mão da chama de uma vela pela lateral, nesta posição ele consegue ficar com a palma da mão muito tempo, sem sentir incomodo algum. Porém, na segunda situação, quando o professor aproxima a sua mão da vela por cima rapidamente ele precisa retirar a mão para não queimá-la. Com isso foi possível demonstrar que as formas de propagação de calor corresponde a cada uma das situações descritas foram:
Soluções para a tarefa
Na primeira situação temos a forma de propagação do calor denominada irradiação e na segunda situação irradiação e convecção.
Existem três maneiras para que ocorra a transmissão ou propagação de calor:
1) Condução - é o processo de transmissão de calor feita de partícula para partícula. Ocorre principalmente nos corpos sólidos, como os metais, por exemplo, que são ótimos condutores de calor.
2) Convecção - é o processo de transmissão de calor feita por meio do transporte da matéria de uma região para outra, ocorrido devido à diferença de densidade dos líquidos e gases quando estão em diferentes temperaturas.
3) Irradiação - consiste na transmissão de calor por meio das ondas eletromagnéticas, podendo ocorrer tanto no vácuo quanto em meios materiais. Exemplo: transmissão de calor do Sol até nós.
Neste caso, ao colocar a mão ao lado da chama da vela, é possível sentir um aumento de temperatura na mão. Podemos indicar que como o ar é mau condutor de calor, a forma de propagação se dá por irradiação.
Ao colocar a mão acima da chama, o aquecimento é bem maior, pois além da irradiação, também existe a propagação de calor pela convecção do ar.