Em uma cidade situada no alto de uma montanha, foi feito um experimento semelhante ao de Torricelli, tendo a coluna de mercúrio apresentado altura h = 60 cm. Calcule a pressão atmosférica no alto dessa montanha. *
A 0,8
B 0,9
C 0,78
D 2
E 9
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta seria 0,79.
Explicação:
Resposta:
Po= 760mmHg= 1atm
A altura fornecida na questão é de: h=60 cm;
Entretanto precisamos que seja: mmHg, logo vamos transformar tanto a h quando o 760.
Dessa forma ficará: 0,60/ 0,76
Resultado: 0,7894736842. Como não precisamos colocar isso tudo, colocamos só os três primeiros algarismos.
Então fica: 0,78 .
Explicação: OBS, essa discrição foi tirada do site: Significados. Tive que olhar algumas explicações para responder a questão.
Se considerarmos que a pressão é a força sobre a área, devemos calcular a força que a coluna de ar exerce sobre uma determinada área.
Quanto mais próximo do nível do mar, maior será essa coluna de ar atmosférica e a medida que subimos no relevo, essa coluna diminui.
Quanto maior o peso da coluna, mais concentrado fica o ar, ou seja, as moléculas do ar estão mais próximas. Por outro lado, a medida que subimos no relevo, mais espalhadas estarão as moléculas e menos concentrado estará o ar.
É por isso que os alpinistas sentem dificuldades em respirar quando sobem montanhas. Como a concentração do ar é menor, as partículas estão mais afastadas, tornando o ar rarefeito.