Em uma cidade litorânea tem-se um recipiente com água pura e outro com salmoura. Pode-se concluir que: A) a temperatura de início de congelação da salmoura é maior do que a da água pura. B) a pressão máxima de vapor da água pura é menor do que a da salmoura. C) a temperatura de início de ebulição da salmoura é maior do que a da água pura. D) a pressão osmótica da salmoura é menor do que a da água pura. E) a densidade da água pura é maior do que a da salmoura.
Soluções para a tarefa
A questão aborda os assuntos de propriedades coligativas, em específico sobre tonoscopia, crioscopia e ebulioscopia.
A) FALSO, pois a temperatura de início de congelação da salmoura é MENOR do que a da água pura. É por esta razão que em baldes de gelo para resfriar bebidas se coloca sal no gelo, pois ocorre o abaixamento da temperatura de solidificação.
B) FALSO, pois a pressão máxima de vapor da água pura é MAIOR do que a da salmoura. O sal presente na solução "atrapalha" a vaporização do líquido, o que torna a tensão máxima de vapor da salmoura menor que da água pura.
C) VERDADEIRO. A temperatura de início de ebulição da salmoura realmente é maior do que a da água pura. É por isso que ao preparar um alimento, o melhor é colocar o sal na água após esta alcançar fervura, pois a temperatura de ebulição da água é menor do que a da salmoura e, com isso, economizamos gás.
D) FALSO, pois a pressão osmótica da salmoura é MAIOR do que a da água pura. O sal que constitui a salmoura (NaCl), ao se dissociar forma 2 mols de íons (1 de Na+ e 1 de Cl-), portanto, no caso do NaCl, a pressão osmótica da salmoura será o dobro da pressão osmótica da água.
E) FALSO, pois a densidade da água pura é MENOR do que a da salmoura. A densidade é a razão entre a massa e o volume. Considerando o mesmo volume de salmoura e de água, a salmoura apresenta massa maior, pois além da massa da água há também a do sal, por isso a salmoura apresenta densidade maior do que a da água.
Espero ter ajudado!