Em uma célula diplóide com 22 cromossomos. Após a
divisão celular por mitose, quantos cromossomos terá
cada célula filha?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a célula aumenta o seu volume e duplica os seus cromossomos. É erroneamente considerado como o "descanso" da célula e divide-se em três fases: G1G1(fase de crescimento e síntese de RNA e proteínas), S (fase em que o DNA é replicado) e G2G2(continuação da síntese de proteínas de polimerização microtubular). A fase G0G0 é um período em que a célula mantém a sua taxa metabólica, mas não cresce em tamanho, a não ser que receba sinais extracelulares. É o repouso absoluto. A p53 é uma proteína responsável por controlar o ciclo celular. Quando presente bloqueia o processo na passagem de G1G1para S.
Após a interfase, a célula está pronta para dar início ao processo de divisão celular. Nas células jovens, que se divide com maior frequência, a interfase é mais curta, enquanto nas adultas, diferenciadas e com menor capacidade de divisão, ela é mais longa.
Durante a mitose, o número de cromossomos da espécie é preservado, onde uma célula 2n, por exemplo, duplica seus cromossomos antes de se dividir, e forma duas células com 2n cromossomos novamente, idênticas entre si. Uma cópia de cada cromossomo fica em cada uma das células filha. Trata-se de um único evento de divisão que produz, simplificadamente, células clones, caso não haja uma mutação ou erro qualquer durante o evento.
Explicação: