Matemática, perguntado por mathsbroico, 1 ano atrás

Em uma caixa há 4n bolas, 4 cores, n de cada cor e numeradas de 1 à n. Retirando-se uma a uma as 4n bolas, qual é a probabilidade de bolas de mesma cor saírem em ordem numérica?

Soluções para a tarefa

Respondido por FranciscoN17
0
Vamos dividir em 4 momentos, cada um referente a retirada de uma bola.

Momento 1
A primeira bola pode ser de qualquer cor.

Momento 2
A segunda bola pode ser dar outras 3 cores, ou seja, qualquer 3n bolas, a chance é de 3n em 4n-1

Momento 3
A terceira bola pode ser de duas cores, ou seja, 2n em 4n-2, simplificando, n em 2n-1

Momento 4
A quarta bola pode ser apenas de uma cor
n em 4n-3

temos então que a probabilidade do evento é de 1 × 3n/4n-1 × n/2n-1 × n/4n-3

Resposta na foto
Anexos:
Respondido por gelero
2
São 4n bolas, 4 cores, então em relação a essa característica, 4n! é um fator.

São 4n bolas de 1 a n.

Sendo em ordem numérica:

A primeira, a segunda, a terceira ... a enésima a sair obedece essa lógica;

1/n . 1/(n - 1) . 1/(n - 2) ...   ... 1/1

Isso vai acontecer nas 4 cores.

Ou seja:

1/(n!)^4     que também é um fator.

4n! . 1/(n!)^4 = 4n!/(n!)^4      (esse é o n° de maneiras)

A questão pede a probabilidade.
Apesar de haver várias maneiras apenas uma vai acontecer.

Logo a probabilidade (p) será:

p = 1/(n!)^4

manuel272: boa noite galeno ... ...veja que não há só uma hipótese de as bolas saírem consecutivas em cada cor ..elas podem sair consecutivas em cada cor ...mas saírem cores intercaladas ..e aí temos várias possibilidades
mathsbroico: Eu assisti a uma vídeo aula em que o professor cita esse problema e chega a este mesmo resultado, mas não mostra nem um passo da resolução.
mathsbroico: Eu entendi até o 4n!/(n!)^4, aliás pra mim esse é o resultado. Será que alguém poderia me explicar?
mathsbroico: Mesmo assim obrigado Gelero, me ajudou bastante.
gelero: Mathsbroico, as bolas são retiradas uma a uma dentro das exigências da questão, então a primeira bola será a n°1 de uma das quatro cores, logo o subconjunto de possibilidades de formação das outras 3 cores são excluídas, isso acontece até a retirada da última bola. São eventos mutuamente exclusivos. Os eventos possíveis excluídos são chamados de eventos complementares. Sendo assim sobra 1 das 4n! possíveis.
gelero: Manuel272, veja esse exemplo mais simples possível das cores intercaladas. Retirando as 3 primeiras bolas, a 1° e a 3° da cor x, a intermediária da cor y, assim: 1, 1, 2 . Por mais tentador que seja enxergar a sequência intercalada das cores, a imagem 1, 1, 2, é por si mesma totalmente contraditória a ideia de ordem numérica.
manuel272: não vejo como é contraditória ...são retiradas 4 bolas ..não 3 bolas ..e elas podem sair por exemplo 1,2,3.4 (todas de uma cor ...e também podem sair (1,2)+(12) de cores diferentes ...ou ainda (1,2)+(2,3) de cores diferentes ..entende a minha questão??
gelero: Na verdade são retiradas n bolas e não 4, 4 são as cores .As 3 bolas citadas, formam a sequência intercalada aleatória simples que estão relacionadas com o meu exemplo.
manuel272: sim são retiradas "n"bolas ...mas o meu exemplo era só para demonstrar que a numeração pode sair sequencial por cor quaisquer que sejam as combinações de cores ..não sei se me consegui explicar??
manuel272: por outras palavras ..eu acho que há mais do que uma maneira de as bolas saírem em sequencia numérica por cor
Perguntas interessantes