Filosofia, perguntado por hugozz007, 5 meses atrás

Em uma aula sobre Filosofia, a aluna Anna conheceu algumas contribuições da reflexão filosófica moderna. A professora apresentou aos alunos um autor moderno que discute as questões da felicidade e da liberdade: o filósofo Thomas Nagel. No decorrer da aula, a professora escreveu alguns questionamentos no quadro e pediu que os alunos refletissem sobre: “Há sentido na vida?”, “Há de existir sentido na vida?”, e “Por que buscamos o sentido na vida?”. Ao final da aula, a professora pediu que os alunos realizassem uma pesquisa em casa, sobre esse filósofo que trata das razões pelas quais os indivíduos buscam o sentido da vida e apresentassem suas considerações na aula seguinte. Anna anotou os questionamentos em seu caderno e realizou a pesquisa em casa, dedicada a participar ativamente da aula seguinte.



Considerando a pesquisa de Anna sobre as contribuições da reflexão filosófica moderna a partir de Thomas Nagel, avalie as afirmações a seguir.



I. Para o filósofo Thomas Nagel, a nossa vida é absurda, isto é, estamos em falta da posse objetiva de sentido para ela.



II. De acordo com Nagel, a absurdidade da vida dá-se pela contradição entre nossa pretensão ou aspiração e a realidade.



III. Segundo Nagel, a vida não é absurda por ausência de sentido, mas por ficarmos apreensivos com a seriedade que devemos destinar a ela, ao mesmo tempo que consideramos não justificável tal seriedade.



É correto o que se afirma em

A)
I, II e III.

B)
II e III, apenas.

C)
III, apenas.

D)
I e II, apenas.

E)
I, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
1

É correto o que se afirma sobre Thomas Nagel em: B) II e III, apenas.

Thomas Nagel e o sentido da vida

Thomas Nagel (1937- ) é professor de filosofia. Seus estudos se voltam para o entendimento da mente humana numa perspectiva consciente dos fenômenos conhecidos, isto é, sobre a maneira de pensar o mundo e nosso lugar nele.

E para o filósofo, pensar sobre a vida, seu propósito e significado está atrelado ao que consideramos real, importante e que portanto, para nós passa a ser sério.

Afinal, afirma Nagel: "se a vida não é real, se não é séria, e, se o que nos espera é o túmulo, talvez seja ridículo levar-nos tão a sério. Por outro lado, se não podemos evitar de nos levar tão a sério, talvez simplesmente tenhamos de aceitar o fato de ser ridículos. A vida pode ser não apenas sem sentido, mas também absurda."

Aprenda mais sobre Thomas Nagel em: brainly.com.br/tarefa/53405488

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes